A produção de pneus de moto tem sua parcela de responsabilidade na poluição do meio-ambiente. Confira-os agora

No último ano a produção de pneus de motos para reposição foi de mais de 9 milhões segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e isso já nos dá uma ideia de como a produção pode afetar o meio ambiente. 

A cada ano que se passa temos mais pessoas se habilitando para pilotar motos e muitos dos quais irão utilizá-las como meio de trabalho. No Brasil temos mais de 33 milhões de pessoas habilitadas e o aumento de serviços de delivery aumentou a procura por motoboys.

Somados a esses pneus de reposição, temos também de considerar o campo pneus para montadoras, que segundo a Abraciclo, no ano de 2021 entregaram mais de 1,2 mi de novas motos, que inclusive gera grandes impactos na economia.

O que se inclui no processo de produção do pneus de moto?

Os pneus de motos têm como seus principais ingredientes uma combinação de 19% borracha natural, 24% de borracha sintética, além de negro fumo, que é uma substância derivada de combustíveis fósseis. Soma-se a isso poliéster, nylon e aço.

Essa combinação se divide entre as estruturas da carcaça, lonas, talões e cinta que compõem o pneu tal como ele é.  

A utilização de combustíveis fósseis já é um potencial indicativo do impacto negativo da produção de pneus no meio ambiente, porém temos também outros fatores relacionados.

Reutilização

pneus reciclados a fim de diminuir impactos ambientais causados pela produção de pneus de moto

Assim como  as novas tecnologias dos chamados pneus verdes ou até mesmo os pneus remold, ainda não temos a solução perfeita para diminuir o impacto no meio ambiente durante a produção de pneus de motos.

Mas isso não indica que estamos com as mão atadas.. Conforme dissemos acima, já existem diversas empresas na focadas em produzir opções sustentáveis, que em sua maioria são produzidos com menos negro fumo, sendo colocada no lugar a sílica.

Outro ponto relevante mencionarmos é que já existem programas de logística reversa de pneus usados, com Pontos de Coleta Autorizados da ReciclANIP, que fornecem um descarte adequado aos pneus usados. 

Estes levam mais de 600 anos para se decomporem, e com isso,  é comum vê-los reutilizados no nosso dia a dia em parques infantis, jardineiras em campos esportivos e outros tipos de decoração.

A conclusão que chegamos é que a produção de pneus de moto ainda é de algum modo não sustentável para o meio-ambiente, mas estamos trabalhando para diminuir seus impactos na trajetória na natureza.