Existe mais de um tipo de pneu agrícola, saiba qual é o ideal para o tipo de campo que irá trabalhar!

A mecanização do trabalho no campo tem se tornado cada vez mais comum. O reflexo disso são a gama de veículos para otimizar o serviço. E como qualquer veículo, estes possuem peças dedicadas, como por exemplo, os pneus agrícolas.

Com o avanço tecnológico e as facilidades oferecidas no trabalho e demais atividades do dia a dia, nos vemos diante de uma paralisia da escolha! Quem trabalha nos campos agrícolas não escapa desse caminho.

Tratores, colheitadeiras, pulverizadores e outros veículos já fazem parte do cotidiano e transformaram a vida nos campos.

E falando sobre máquinas agrícolas, assim como os carros comuns, é preciso ter muita atenção na manutenção de suas peças e sendo uma das mais notadas são os pneus. No caso deste tipo de maquinário, falamos dos pneus agrícolas.

Tipos de pneus agrícolas

pneu agricola

Com os diversos veículos à disposição no mercado, é de se pensar que talvez qualquer pneu possa servir para qualquer serviço. Mas apesar de suas semelhanças, cada um tem uma proposta diferente, seja no âmbito da engenharia da máquina, ou a proposta de trabalho.

Pneu diagonal

Talvez este seja o modelo mais tradicionalmente utilizado no país, o pneu diagonal é famoso por sua alta durabilidade e resistência a impactos. São utilizados em terrenos com terra compactada ou com muitos desníveis e de difícil trato.

Este tipo de pneu é caracterizado pelas lonas sobrepostas na carcaça, que não sofrem fricções entre si e garantem uma direção aderente. Costumam ter uma longa vida útil e também tem e sua característica uma boa economia de combustível.

Pneu radial

Diferente do modelo diagonal, as lonas do pneu radial seguem o raio da circunferência. Isso garante menor patinagem e por serem produzidos om lonas de poliéster têm menor deformação da carcaça, por fim tornando-o mais flexível.

Não são indicados para terrenos acidentados, por serem menos resistentes, mas possuem um bom poder de tração e são adequados para plantações e canaviais por darem estabilidade neste tipo de terreno.

Pneu de elevada flutuação

Este tipo de pneu é de uso especial para terrenos com raízes sensíveis e que costumam sofrer com o uso do maquinário. Seu fim primordial é evitar que aconteça a compactação do solo, transpondo-o de forma a preservar as raízes.

São modelos largos e é necessário que se faça a limpeza dos sulcos para garantir a tração no campo.

Pneu de implemento

Os pneus de implemento são os mais específicos dos modelos de pneus agrícolas, pois são feitos especialmente para os equipamentos que são adicionados as máquinas e tratores.

Eles têm uma área de contato maior com o solo, são resistentes e podem ser utilizados em diversos tipos de equipamentos, de semeadores aos tratores de plantio e também podem ser utilizados em quaisquer tipos de solo.

Pneu florestal

Os pneus florestais são de uso específico para trabalhos em florestas e matas. São bastante resistentes contra cortes ou qualquer tipo de ruptura que este terreno que costuma ser acidentado pode gerar.

Neste modelo de pneu agrícola é preciso realizar a manutenção com regularidade, pois ocorre um acúmulo frequente de lama nos sulcos da carcaça do pneu. Com isso, a estabilidade é garantida. Apesar de serem resistentes e robustos, eles se desgastam rápido no asfalto.