Sabemos que um novo jogo de pneus pode não caber no bolso de qualquer pessoa. Nesse sentido, surgiram os pneus remold. São pneus gastos, mas que foram reparados por um processo especial

Os pneus novos costumam ser caros e precisam ser substituídos com frequência, dependendo de como você dirige o carro. Mas antes de escolher a economia ao trocar os pneus, é importante considerar alguns pontos.

O que são pneus remold?

Um pneu remoldado é um pneu mais velho que foi submetido a um processo de recauchutagem. Esta técnica envolve a raspagem das laterais da peça e da banda de rodagem, onde o relevo ou ranhura está localizado.

Após a remoção dessas estruturas originais, uma banda de rodagem é reconstruída, e os pneus modificados também garantem novas inscrições laterais.

Eles são seguros?

Quando falamos de segurança, devemos pensar no seguinte: em caso de se ter dois pneus remold com diferentes carcaças e equipando o eixo dianteiro de um veículo, o que pode acontecer em momentos de emergência?

Durante uma freada brusca ou ao fazer uma curva fechada na estrada, a resposta dos dois pneus que por fora estão iguais, será irregular e pode causar acidentes graves.

Infelizmente, é difícil para os motoristas que se sentem seguros e protegidos com pneus certificados pelo Inmetro perceberem que há falhas de segurança intrínsecas no processo de modificação.

Além disso, balancear esses pneus é sempre mais complicado e, em alguns casos, até impossível. Isso destaca a falta de estabilidade e inconstância do carro, e esses aspectos são muito importantes para quem dirige.

Pode haver uma fábrica de pneus reformados que se preocupa em escolher peças com mesma origem antes de iniciar as operações.

No entanto, uma vez que não há necessidade de manter registros, é provável que este padrão não seja cumprido, já que a única exigência do INMETRO é que o pneu original não tenha mais do que 7 anos de uso. 

Mas, como a remoldagem cobre todo o pneu antigo, como deduzir a data da remoldagem? Até mesmo as especificações são ocultadas durante o processo de revisão.

Vale a pena trocar o barato pelo caro?

É sempre bom enfatizar que estamos lidando com a estrutura básica de segurança de pneus já bem gastos estruturalmente.

Os cordonéis de nylon e até mesmo o núcleo de aço estão “cansados” ​​devido ao uso, tempo de vida, carga transportada e alta temperatura.

Só com esse detalhe, já nos questionamos se 30% ou até 50% dos pneus reformados que saem mais baratos que pneus novos podem compensar a economia.

Cabe a você analisar se os pneus remold realmente valem a pena. A longo prazo, quando consideramos a segurança, a diferença de preço entre pneus reformados e pneus originais é insignificante.

Sabemos que nada pode garantir a estabilidade e o alinhamento do veículo como os pneus originais do carro. Portanto, usar alternativas mais baratas pode não ser a melhor opção.

Recomenda-se usar sempre pneus novos, mas se o orçamento for apertado, utilize o famoso “rodízio”. Funciona assim: 

Compre dois pneus novos e coloque-os na frente porque se desgastam mais rapidamente. Depois, quando comprar mais 2 pneus, passe os pneus dianteiros para trás, deixando sempre os novos na frente.