Descubra a seguir quais são os principais erros nas trocas de pneu para que possa evitá-los

É muito difícil encontrar um motorista que nunca tenha cometido um erro na troca de pneu. Apesar de ser uma tarefa comum na vida de quem tem um carro e o utiliza com frequência, muitas pessoas não sabem realmente qual a melhor forma de fazê-la.

Os mais precavidos normalmente designam essa tarefa na loja em que os pneus foram comprados. Entretanto, infelizmente, imprevistos acontecem e não é raro precisar realizar a troca por conta própria no trânsito do dia a dia.

Para que essas situações sejam o menos desgastante possível, é necessário saber como os pneus devem ser trocados e quais os erros precisam ser evitados, tanto para não prejudicar a vida útil deles, quanto pela própria segurança dos passageiros.

Veja a seguir a lista que separamos com os cinco principais erros na troca de pneus.

Quais são os cinco principais erros na troca de pneus?

homem trocando pneu

Caso você precise trocar os pneus de seu automóvel em algum momento, não cometa nenhum dos seguintes erros:

Misturar pneus usados e novos

No geral, quando o pneu fura na rua durante um percurso, o estepe é usado para substituí-lo. É bem provável que esse pneu extra seja novo, diferentemente dos demais, que já estão sendo usados.

Os especialistas do ramo afirmam que essa é uma situação emergencial e não deve se prolongar por muito tempo, sendo que o ideal, por mais que seja mais caro, é trocar todos os pneus do carro.

Isso porque é muito provável que um pneu novo colocado no mesmo eixo que os usados, cause um desequilíbrio dinâmico no seu automóvel.

Não apoiar o macaco adequadamente

Um outro erro na troca de pneu muito corriqueiro é não apoiar o macaco, a ferramenta mais famosa nessa tarefa, com a firmeza necessária.

Posicioná-lo, porém, é bem simples. Basta, somente, encaixar a parte inferior na lateral do carro. É muito provável que exista uma marcação sobre onde exatamente isso precisa ser feito.

Após girar a manivela e o macaco elevar o automóvel, certifique- se de que tudo está posicionado como deveria, evitando danos.

Usar estepes de medidas diferentes

Na tentativa de baratear o valor do estepe, ou até mesmo ocupar menos espaço, algumas pessoas compram o pneu extra em tamanhos diferentes daqueles que estão instalados nas rodas.

Após o momento de emergência, a fim de evitar acidentes, é essencial trocá-los para que as medidas estejam iguais.

Apertar muito os parafusos

Depois de colocar o estepe, os parafusos da roda precisam ser apertados. Para isso, gire-os até perceber que estão firmes o suficiente.

Existem muitos motoristas que empurram com o pé para fazer mais força, mas isso pode causar deformações e gerar vibrações no volante. Caso isso ocorra, não há reparo e as peças precisarão de trocas.

Não seguir as especificações originais

Mais um erro na troca de pneus é não seguir as especificações originais do modelo. É importante respeitar exatamente o que as montadoras indicam, para que o carro consiga funcionar perfeitamente.

Agora que você conhece os principais erros cometidos pelos motoristas quando precisam substituir um pneu, evite-os e garanta a integridade de seu veículo, assim como a sua segurança e a de seus passageiros!