Sabemos que qualquer tipo de venda impacta no Produto Interno Bruto (PIB) do país, e com a venda de pneus de moto não poderia ser diferente. Porém, o setor, que é constantemente procurado, passou por altos e baixos diante da crise

O PIB (Produto Interno Bruto) é apenas um conjunto de todos os produtos e serviços finais produzidos por um país em um determinado período de tempo.

Ou seja, tudo, desde um café na padaria aos apartamentos luxuosos construídos este ano, foram incluídos no cálculo do PIB.

A indústria automotiva é uma das maiores do mercado, promove o desenvolvimento econômico e afeta diretamente a todos.

Também conhecida como indústria automobilística, faz parte do mercado e a maioria das pessoas a associa à fabricação de automóveis.

E para além da indústria de veículos, temos os acessórios dos carros e motos que precisam constantemente de trocas, para que estes funcionem em perfeito estado. Os pneus de moto estão nessa categoria. 

Os pneus de moto e o impacto no PIB

Acessório essencial para que a moto possa andar normalmente, os pneus sempre tem saídas no mercado, justamente pela precisão e importância. E como sabemos, a circulação de veículos em todo o Brasil vem aumentando significativamente. 

Com isso, a fabricação e venda de pneus tem se tornado maior, assim como a circulação da economia, e consequentemente o produto interno bruto do país como um todo. 

De acordo com o balanço mensal de janeiro deste ano divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneus, a  Anip, as vendas do setor em janeiro caíram 4,9% em relação aos dados de dezembro de 2020.

Isso significa que sofreu variações negativas nos segmentos de automóveis de passeio, com -1,9%, comerciais leves, com -7,8% e os pneus de moto com  queda de 16,6%.

No entanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 4,7%, com destaque para cargas (24,2%) e comerciais leves (13,5%).

A exemplo disso, no primeiro mês de 2021, as vendas de pneus no Brasil foram de aproximadamente 4,6 milhões, em comparação com 4,4 milhões em janeiro de 2020.

Na comparação com o total de compras no mesmo mês do ano passado, as compras das montadoras no mês aumentaram 7,1%, enquanto as compras no mercado de reposição no mesmo período aumentaram 3,8%.

Resultados da segunda metade de 2021

calculadora financeira, caneta e papéis em cima de uma mesa

Uma pesquisa do setor divulgada pela mesma associação mostrou que, após o crescimento em julho, as vendas totais de pneus em agosto caíram novamente em comparação com a queda em abril e junho. 

Dessa forma se estabeleceu uma baixa de 0,4% em comparação com o mês anterior.

Considerando os pneus de automóveis de passeio, em comparação com julho de 2021, as vendas totais de pneus de automóveis caíram 5,3%.

Na comparação com agosto de 2020, as vendas totais desse segmento caíram 11,6%, com maior destaque para as vendas para montadoras com queda de 25,1%.

Concluindo nossa comparação, entendemos o quanto esse setor movimenta o produto interno bruto brasileiro, e o quanto principalmente os pneus de moto podem influenciar nessa questão, já que é um dos veículos mais utilizados na área urbana.  

As quedas evidenciam a crise pela qual o país passa diante do cenário da pandemia, porém acreditamos que tudo pode mudar positivamente em breve.