Com características específicas e muita tecnologia aplicada, os pneus agrícolas vem ganhando espaço no mercado

O mercado agrícola vem se atualizando e com isso é normal que seus maquinários também se atualizem, um destes equipamentos são os pneus agrícolas, que com o passar dos anos se desenvolveram com as tecnologias disponíveis.

Pode parecer que não é necessária muita tecnologia para eles, mas estes pneus são produzidos com características específicas para o tipo de terreno em que atuarão, o que fez uma evolução gigantesca nos mais de 100 anos de produção de maquinários agrícolas.

A principal característica de pneus agrícolas, é que eles são projetados para condições extremas, devido ao fato que ele atua em terrenos acidentados e comumente é direcionado para carregar cargas pesadas. Esse combo exige que o pneu seja resistente.

Produzindo pneus agrícolas

pneu agricola

Conforme já falamos, muita tecnologia é envolvida na produção de pneus em geral e com os pneus agrícolas não é diferente. Algumas partes do processo de produção chegam a ser curiosas por conta das características tão específicas deste modelo. 

  • O pneu tem como matéria-prima principal a borracha natural, por ser necessário bastante resistência devido a tensão a qual o pneu é exposto. Somado a isso eles possuem uma malha de tecidos e aços, que auxiliam na tração e a segurar o ar comprimido.
  • A produção da base dos pneus agrícolas consiste em várias camadas dessa borracha e malha, que são prensados e esticados diversas vezes, para garantir que o material se mescle e tenha a espessura adequada para aguentar a pressão necessária.
  • Existem diferentes tipos de pneus agrícolas, como os diagonais, os de alta flutuação, o OTR (off the road), entre outros. Eles são gerados por formas diferentes, em câmaras de pressão. onde o pneu é inflado mecanicamente e passa um tempo tomando o formato.

Esses formatos existem para garantir a melhor performance das máquinas de acordo com o terreno que ela irá trabalhar.

  • Uma das características especiais dos pneus agrícolas é que apesar de eles serem projetados para terrenos acidentados, serem pesados e carregarem peso, alguns deles são projetados para não agredir o solo, por isso é importante adequar o tipo de pneu ao tipo de solo, pois um uso não adequado acaba por deformar o pneu.
  • E o processo de qualidade é bem criterioso, pois esse tipo de pneu tem que estar em perfeitas condições para ir a pista, o que faz com que faz que durante as produções alguns pneus não sigam em frente, voltem a linha de produção ou sejam completamente destruídos.