Conheça algumas das principais máquinas agrícolas e veja quais são suas funções na fazenda!

Agricultores profissionais, bem como proprietários rurais ou fazendeiros amadores, usam máquinas agrícolas para melhorar a produtividade e a eficiência em suas propriedades. 

Com os equipamentos adequados, a única coisa que um agricultor precisa fazer para ser produtivo é plantar, colher e semear na hora certa. 

Aqui estão algumas das principais máquinas utilizadas no campo. Confira!

Arado

O arado é um dos implementos de lavoura usados ​​para preparar a terra para a semeadura, quebrando o solo e perfurando ervas daninhas ou plantas concorrentes. 

Ele é um dos principais implementos utilizados na agricultura e foi inicialmente utilizado em 1838 por um homem chamado John Deere.

Com a crescente mecanização, muitas são as indústrias de manufatura de equipamentos agrícolas que oferecem diversos tipos de arados com diversas funcionalidades para serem utilizados como implemento de trator. É fácil encontrar um modelo que se adapta a sua necessidade.

Cultivador

Um cultivador, como o nome sugere, é uma máquina agrícola usada para arar e preparar o solo para o plantio. 

Ele é um veículo pequeno, movido a combustão, que deve ser operado por um condutor, seja a pé ou sentado e rompe a camada superior do solo. Lâminas giratórias presas à parte dianteira ou traseira do equipamento preparam o solo para a semeadura.

Um cultivador é uma das máquinas mais comuns e poderosas usadas pelos fazendeiros para cultivar as fazendas.

Colheitadeira

Uma colheitadeira é uma máquina frequentemente usada na indústria agrícola para muitas atividades diferentes. 

Ele pode ser usado para colher, joeirar e debulhar diversas culturas direto do campo.

Isso ajuda a melhorar o processo operacional significativamente - aumentando a eficiência, economizando tempo e custos de mão de obra humana. Em última análise, reduz o custo geral para os agricultores. 

Embora essas máquinas trabalhem com mais rapidez e eficiência, elas também podem aumentar a produção da safra, o que significa mais safras em menos tempo. Isso torna as fazendas muito mais lucrativas do que poderiam ter sido com equipamentos de colheita manual.

Trator

Os tratores estão disponíveis em diferentes tamanhos e são peças de equipamento agrícola altamente versáteis. 

Desde o preparo e cultivo da terra, passando pelo plantio de sementes, até o controle de pragas, o trator é o equipamento mais versátil e comumente utilizado na agricultura. 

Importância das máquinas agrícolas

Realizar as operações agrícolas usando o maquinário certo não só economiza o tempo do agricultor, mas também ajuda a aumentar a fertilidade e a eficiência de uma fazenda.

A vantagem de utilizar as máquinas agrícolas é que elas conseguem fazer o máximo em um tempo mínimo reduzindo o custo das operações. Mesmo na menor velocidade, elas têm a capacidade de trabalhar duas vezes mais rápido que os trabalhadores humanos.

Além disso, essas ferramentas também estão sendo atualizadas e reprojetadas com as tecnologias futuras para torná-las mais ecológicas. 

Essas atualizações garantem ainda mais economias e adequação ambiental para torná-las compatíveis para uso futuro.