Devido as muitas dívidas no início de ano algumas pessoas se esquecem do imposto e o caminho para regularizar a situação gera muitas dúvidas sobre o IPVA

Todo início de ano é a mesma coisa, dívidas acumuladas das festas de fim de ano e novas dívidas referentes ao ano que se inicia. Umas destas é o IPVA, que em alguns casos são atrasadas, o não pagamento gera muitas dúvidas sobre o IPVA.

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, e abarca desde carros, caminhões e motos, até quadriciclos, entre outros. A cobrança desse imposto é de responsabilidade dos estados e as regras mudam de acordo com cada unidade federativa brasileira.

O cálculo referente a quanto cada veículo deve pagar é feito com base no valor venal de cada veículo, que é baseado na tabela FIPE. A alíquota fica entre 1% e 4% deste valor venal, e é categorizada de acordo com a categoria do veículo e o estado de registro do veículo.

Quando ocorre o atraso do pagamento, que normalmente tem seu pagamento liberado no início do ano, os proprietários de veículos ficam com muitas dúvidas sobre esse imposto, como ir atrás de regularizar os débitos e os documentos.

Dúvidas sobre o IPVA e o pagamento atrasado

carta IPVA

Um dos riscos do não pagamento do IPVA é que o atraso do imposto impede que o licenciamento do veículo seja liberado e a consequência disto é que o veículo pode ser apreendido caso esteja circulando nas ruas. 

Uma vez apreendido, ele vai para o pátio do Detran de onde só sai com o pagamento do imposto com juros e multa, sem contar o valor dos gastos dos dias que o veículo ficou parado no pátio.

A maior parte das pessoas tem dúvidas sobre o IPVA no ponto de pagamento, como realizar, quais são as formas de pagamento e como é feito o cálculo de juros e multa.

Como realizar os pagamentos 

Para regularizar o imposto em atraso, os proprietários podem acessar o site da secretaria da fazenda do estado, acessar a área do IPVA e seguir para consulta de débitos, lá é emitida a Guia de Recolhimento de débitos (GRD), e em seguida já se pode pagar o débito.

O atraso gera a cobrança de de 0,33% de juros ao dia após o vencimento, e depois de 60 dias de vencimento são cobrados os juros fixo de 20% em cima do valor do imposto, além da taxa Selic. Na hora do pagamento tudo isso é calculado de forma automática pelo sistema emitido na GRD.

Na hora de emissão da GRD é possível optar pelo pagamento à vista ou parcelar, com juros. Essa pode ser uma boa opção para aqueles que não possuem a possibilidade de quitar o débito de forma integral. 

E por fim uma das dúvidas sobre o IPVA que acomete várias pessoas é que aqueles que tem um atraso superior a 90 dias, têm o nome inscrito na dívida ativa da União e em alguns estados já ocorre a inscrição nos Serviços de Proteção ao Crédito. Portanto, quanto antes regularizar, melhor.