Descubra quais são os tipos de pneus agrícolas disponíveis no mercado e quando o uso de cada um é recomendado

O trabalho rural está cada vez mais se modernizando e adquirindo diversas tecnologias que auxiliam tanto na produção quanto na vida do agricultor. Os pneus agrícolas fazem parte desta imensa lista de modernidades.

Dependendo de qual for a necessidade que o produtor tem, como por exemplo, a aplicação na lavoura de determinado maquinário, há um pneu compatível que é indicado, de modo que serão evitados eventuais transtornos.

Da mesma maneira, um pneu agrícola utilizado corretamente pode melhorar de forma significativa as operações e capacidades da máquina.

Confira abaixo quais são os principais tipos.

Principais tipos de pneus agrícolas

Diagonais

Os pneus agrícolas diagonais possuem em sua estrutura lonas sobrepostas a carcaça. Estas lonas são cobertas por fibras têxteis, geralmente de nylon, que ficam atravessadas aos pneus, conferindo o aspecto diagonal.

São muito indicados para terrenos com muitos desníveis, terra compactada e pedras e suas principais vantagens são a resistência, durabilidade, elasticidade, economia de combustível, assim como direção aderente e firme.

Radiais

Já este tipo de pneu tem suas lonas agrupadas talão a talão, seguindo a direção do raio da circunferência. São produzidas, normalmente, por poliéster, o que proporciona maior estabilidade e menor deformação após um período de uso.

Eles também possuem cintas que fazem com que a área de rodagem fique rígida, proporcionando estabilidade no contato com o solo.

Além disso, é uma opção que garante menor consumo de combustível e flexibilidade, entretanto, não é indicado para terrenos muito disformes e acidentados, já que são menos resistentes. 

Alta flutuação

Este pneu agrícola tem como objetivo conferir tração que não danifique o solo. 

Para que se tenha mais velocidade com este pneu, se faz necessária mais carga, além de que eventualmente é importante retirar a terra acumulada do sulcos para preservar a tração.

A indicação é para o uso em lavouras com raízes sensíveis que se danificam com o tráfego do maquinário agrícola.

Implemento

Os pneus de implemento são versáteis e usados nos equipamentos anexos aos tratores e máquinas, sendo resistentes para os mais variados terrenos.

Utilizam bandas de rodagem com raias longitudinais que proporcionam maior área de contato com o solo, ideal para as tarefas rurais. 

Florestal

Como o próprio nome sugere, este pneu é utilizado em matas e florestas, motivo pelo qual tem grande resistência a cortes e rupturas.

Sua matéria-prima é a borracha e é extremamente resistentes, duráveis e de ótimo desempenho.

Fora de estrada (OTR)

Do inglês “off the road’, estes são pneus especialmente para trilhas, cujos terrenos são duros e acidentados.

Têm grande vida útil e são maiores tanto em largura quanto em altura, têm excelente potência lateral, resistência, recapabilidade, estabilidade, dirigibilidade, bem como sulcos que garantem maior área de contato.

Industrial

É o pneu adequado para utilização em carrinhos industriais, equipamentos portuários, empilhadeiras, entre outros.

Exigem que seja realizada manutenção de tempo em tempo, principalmente quanto a calibragem e a pressão.

Têm ótimo desempenho, dirigibilidade e podem ser utilizados tanto em ciclos curtos quanto longos de serviços.

Agora que conhece os tipos de pneus agrícolas, nunca mais você vai errar e ser prejudicado em sua lavoura!