Um pouco subestimada a calibragem dos pneus é um ponto importante que garante boa performance e quando não realizada pode ocasionar gastos

Ao adquirir um automóvel somos apresentados a um novo mundo de manutenções regulares que devemos fazer e entre elas está a calibragem dos pneus. Pode não parecer tão relevante, mas manter a manutenção dos pneus em dia afeta diretamente em todo o veículo.

A calibragem nada mais é do que a regulação da pressão dos pneus pela insuflação de ar forçado. Infelizmente boa parte das pessoas não fica atenta a necessidade da regular periodicidade que a manutenção dos pneus necessita.

E isso pode afetar diretamente no bolso do condutor, por isso é interessante acrescentar este a uma série de outros hábitos que te ajudarão a economizar gasolina. Além disso existem vários outros riscos que a falta de calibragem dos pneus pode acarretar.

Por que devo ser pontual na calibragem dos pneus?

Essa é uma questão que é facilmente respondida. Manter a calibragem em dias confere várias vantagens, entre elas está a questão de dirigibilidade. Com os pneus com a pressão adequada, podemos garantir a estabilidade do veículo na pista.

Isso é importante para a segurança de todos e também afeta o motor e o consumo de gasolina. Quando a calibragem dos pneus está incorreta o motor necessita de mais força, o que por consequência aumenta consideravelmente o consumo de gasolina.

E com pneus murchos até a questão da frenagem é afetada e um dos pontos importantes é que isso diminui a vida útil dos pneus. Além de torná-lo mais suscetível a aquaplanagem, podendo ocasionar acidentes.

Sem contar que por ocasionar desgastes excessivos nos pneus, faz com que a troca seja feita num prazo menor que o esperado, outro ponto que afeta diretamente no bolso.

Como fazer e qual a frequência?

mulher trabalhando na calibragem dos pneus

A calibragem varia de carro para carro, pois a pressão adequada depende do tipo de pneu que o veículo possui. Portanto é importante estar atento ao manual do carro.

Outro ponto a ser considerado é a periodicidade. A maior parte das pessoas só se atenta para a calibragem quando irão realizar grandes viagens e isso é um erro a ser corrigido. Rotineiramente é indicado realizá-la a cada 15 dias.

Mas a regra não é geral, é importante estar atento aos pneus e conferir constantemente, principalmente se um dos quatro do jogo tem tendência de murchar mais rapidamente, para realizar uma manutenção neste e garantir uma boa performance.

Também temos que estar atento a qual necessidade teremos que adaptar a calibragem dos pneus. Se iremos utilizar o veículo em zona rural ou zona urbana e outro fator que influencia é se carro estará vazio ou cheio.

Tudo isso influencia diretamente na performance do veículo e durabilidade dos pneus, portanto é importante saber como realizar a calibragem dos pneus, visto que essa manutenção afeta o veículo como um todo.

Por fim não devemos esquecer de realizar a manutenção também do estepe, pois mesmo sem uso, ele comumente perde mais pressão que os demais pneus. Mas sempre verifique as orientações de cada manual.

Confira a loja online Big Tires e escolha dentre uma enorme variedade de pneus para seu veículo!