A durabilidade dos pneus agrícolas está atrelada a cuidados na manutenção e direção. Veja abaixo os principais cuidados para aumentar sua vida útil

O campo tem cada vez mais tecnologias como aliadas em suas produções e o auxílio das máquinas vai desde a plantação até a colheita. Parte da manutenção dos maquinários é estar atento à durabilidade dos pneus agrícolas.

As máquinas agrícolas já são parte do trabalho no campo e são projetadas especialmente para tal. Hoje já temos atuantes além do famoso trator, cultivadores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras. 

Cada fase tem um equipamento específico para ajudar no processo. E faz parte da responsabilidade do proprietário ou de quem manuseia a máquina se atentar a toda a manutenção que a mesma pede.

Mesmo com sua grande estrutura, comparada a veículos comuns, alguns hábitos são essencialmente os mesmos quando se trata da durabilidade dos pneus agrícolas. Veja abaixo 5 cuidados essenciais para aumentar a vida útil de seus pneus.

5 cuidados essenciais na durabilidade do pneu agrícola

pneu agricola

Conforme falamos máquinas agrícolas em alguns ambientes, são como carros comuns. Portanto é preciso estar atento às suas manutenções. Por estarem em contato direto com o chão, a durabilidade do pneu agrícola pode ser afetada.

Por isso separamos 5 cuidados que temos que ter atenção no uso do pneu agrícola:

Calibragem

Seguindo um dos cuidados mais comuns sobre pneus em geral, a primeira orientação é de realizar a manutenção de calibragem semanalmente. Como qualquer pneu, o modelo agrícola também precisa passar regularmente pelo processo de calibragem.

Cada modelo terá uma orientação específica de acordo com as especificações de terreno, carga e operação. É importante seguir a recomendação do fabricante e avaliar conforme o uso, pois tanto o pneu calibrado demais como o de menos podem diminuir a durabilidade. 

Evitar rodar no asfalto

Esse é um cuidado interessante. Apesar de as rodas de máquinas agrícolas serem enormes e pesadas, elas não foram feitas para rodar no asfalto. Ter atenção a isso pode garantir a durabilidade dos pneus agrícolas pois nota-se que no asfalto os pneus ficam deformados.

Verifique regularmente o estado físico dos pneus

Este ponto se trata diretamente do cotidiano. Antes e após o uso do maquinário é importante estar atento ao estado do pneu, remover pedras ou objetos das bandas de rodagem e verificar se é necessário recapeamento.

Hábitos de direção

Um ponto importante são os hábitos de direção. Apesar do tamanho, pneus agrícolas se deformam e acabam por perder a vida útil de forma considerável caso não se siga minimamente os cuidados indicados.

Ao dirigir sua máquina agrícola tome cuidado ao fazer curvas fechadas demais, se possível evite-as, não ultrapasse os 30 km/h, nem use o freio em demasia. Portanto é necessário controlar bem a direção para garantir a durabilidade dos pneus agrícolas.

Equipamentos parados

E o cuidado final é para aqueles períodos em que a máquina fica parada. Mantenha o veículo em cavaletes ou o movimente regularmente, pois os pneus podem também se deformar, mas neste caso é por ficarem muito tempo parados.