Bem difundido nas praias do Nordeste, os buggys são carros comuns para a legislação. Veja abaixo um pouco mais sobre o que são os buggys

O mundo dos automóveis é gigantesco e são diversos os carros disponíveis no mercado. Um dos modelos mais controversos são eles! E talvez pouco se saiba sobre o que são os buggys e se eles se enquadram nas regras de trânsito comuns.

A história deste modelo de veículo data de meados dos anos de 1963 e 1964, e seu surgimento é dado por Bruce Meyers, nos Estados Unidos. O americano foi o responsável pela criação dos modelos mais funcionais a disposição do mercado.

Apesar de serem utilizados mais comumente em atividades de aventuras, os buggys são carros comuns, segundo a Contran, o Conselho Nacional de Trânsito. Isso significa que estão sob todas as leis para veículos automotores.

O que são os buggys?

Buggys são veículos automotores e são mais comumente utilizados em atividades recreativas no Brasil. É comum vê-los percorrendo as extensas faixas de areia em praias do Nordeste, mas estes também podem circular em rodovias e centros urbanos.

A construção do modelo levou alguns anos e vários experimentos e a intenção de Bruce Meyers era criar o “carro do sorriso”, com base no seu design e seu uso em atividades recreativas, além de ser um veículo econômico.

A criação do veículo

mulher posando em cima de buggy

Sua criação se dá em cima de peças de outros veículos. O intento desde o princípio foi de produzir um carro que pudesse andar sobre as areias da Califórnia. Meyers realizou um experimento em uma Kombi para andar nas dunas.

Depois disso foi se aprimorando, utilizando o chassi e o motor do Fusca. Nos anos 70 o veículo aportou em terras brasileiras e ganhou destaque por seu estilo descontraído. E a base com motor do Fusca, carroceria da Brasília e pneus grandes foi o que trouxe a fama ao modelo no Brasil.

As características que compõem visualmente o que são os buggys é o que marca todo o estilo do carro. Veículos abertos, ausência de portas funcionais, com rodas grandes para tração em terrenos arenosos ou rochosos e possuem 2 ou 4 lugares.

Por estarem colocados como veículos comuns, além da documentação, têm de seguir as regras regulares dos equipamentos de segurança, como as lanternas traseiras e dianteiras, pisca-alerta, limpador e lavador do para-brisa e ao menos um para-sol para o condutor.

Mas vale a pena ter um buggy?

Sabendo já o que são os buggys, a escolha sobre ter ou não fica a critério do comprador. Como já falamos, seu uso está debaixo da lei assim como os demais carros. A única ressalva por proprietários é que por ser um veículo todo aberto, requer uma segurança adicional.