Confira a seguir algumas dicas de administração rural para alavancar seu negócio

O agronegócio é a atividade que mais movimenta a economia nacional, sendo grande responsável pelo aumento dos empregos diretos e indiretos. Por essa razão, é de extrema importância investir na administração rural.

Através dela, o sucesso da produção é garantido, tanto pela redução dos custos da lavoura como pela maximização da eficiência das operações, impactando diretamente, é claro, nos lucros.

Ainda, aplicando esta prática ao cultivo, a atividade passa a ser encarada como uma empresa, que vai muito além da plantação e vida na fazenda.

Veja abaixo algumas dicas essenciais que separamos:

O que é a administração rural?

mulher no agro

A atividade de administrar consiste, basicamente, em planejar e controlar as operações tendo em vista o negócio como um todo. A administração rural, dessa forma, encara a fazenda como uma empresa.

Essa ideia surgiu no século XX em universidades de ciências agrárias dos Estados Unidos e da Inglaterra, e tinha como objetivo identificar a viabilidade econômica das lavouras.

No Brasil, somente foi se pensar nessa concepção nos anos 80, com o surgimento do agronegócio no país.

Pode-se dizer que os pilares da prática são:

  • Planejar;
  • Controlar;
  • Decidir;
  • Monitorar.

As variáveis envolvidas na tomada de decisões precisam ser absorvidas pelos administradores. Entre elas está o clima, o mercado, as características dos produtos, a área de plantio, a mão de obra e, sem dúvidas, a tecnologia disponível.

Tendo em vista a complexidade envolvida, reunimos algumas dicas essenciais para incluir em sua terra. Descubra a seguir.

Dicas essenciais de administração rural

Gestão de estoque eficiente

Uma das maiores responsabilidades da administração rural é a gestão de estoque, isso porque, na agricultura, tem-se a necessidade de lidar com estoques dos mais variados produtos.

Através de uma boa gestão, os estoques de insumos são reduzidos, o que minimiza os desperdícios e otimiza os valores envolvidos na produção.

Existe até mesmo um programa público da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para estocar a produção, que garante preços bem baixos aos produtores.

Administração das finanças

Quando o assunto são finanças, muitos se apavoram. No agronegócio, é importante ressaltar que a complexidade técnica pode ser ainda mais assustadora.

Entretanto, é essencial entender quais são os custos da cadeia de produção, bem como as possíveis alterações no orçamento. Isso permitirá redução de gastos e alavancará os resultados, possibilitando até o uso de novas tecnologias.

Conheça o solo

Conhecer a qualidade do solo, bem como as variações químicas e os fatores como a compactação da terra, a disponibilidade hídrica e a necessidade de fertilizantes irão impactar diretamente em uma boa colheita.

Controle de pragas

Quando existe um bom manejo das pragas, é possível definir quais são os defensivos que se utilizará, como também as quantidades. Isso reduzirá significativamente os gastos, além de evitar o desperdício e a contaminação do meio ambiente.

Capacitação das pessoas

Sem pessoas, uma lavoura não se desenvolve. Assim, além do administrador, que precisa sempre realizar cursos de capacitação oferecidos por organizações especialistas no agronegócio, os empregados também merecem atenção.

Para que melhores performances sejam alcançadas, os profissionais precisam ser capacitados e incentivados. Ofertar cursos, promover segurança no trabalho e definir um plano de participação nos lucros trará diferenças significativas na produção.

Invista na administração rural e mantenha- se sempre atualizado para ter resultados incríveis na sua lavoura!