As máquinas agrícolas vêm ganhando espaço, mas quais os cuidados necessários com o equipamento de forma que possamos garantir a melhor performance? 

Com a evolução do mundo a tecnologia atinge todos os setores e não poderia ser diferente na área agrícola. Em prol do desenvolvimento e aumento das produções diversas máquinas agrícolas foram criadas para facilitar as atividades no campo.

Diferentemente do que as pessoas possam imaginar, essas máquinas não são somente para ganhar tempo, mas também auxiliam na fertilidade do terreno no qual trabalham. E a questão do tempo auxilia no fato de que elas entregam uma alta demanda de serviço com custos mínimos.

No ano de 2021, as empresas que lidam com máquinas agrícolas e equipamentos tiveram um bom desempenho, principalmente comparado com os demais setores. Esse aumento se deu devido ao fato de durante a pandemia este ter sido um dos setores que foram considerados essenciais.

Para aqueles que já possuem ou estão iniciando os trabalhos com máquinas agrícolas, é importante ter alguns cuidados de antemão e que podem ser praticados durante todo o tempo de utilização do equipamento, a fim de garantir segurança e melhor performance.

Como garantir um bom desempenho de máquinas agrícolas

maquina agrícola

  • Ao adquirir um equipamento para utilizar em sua propriedade rural é importante ter um pessoal capacitado para manuseio. Temos que notar que este é um equipamento que pode envolver riscos de acidente.
  • Seja no uso de um trator ou outros tipos de máquinas agrícolas, o treinamento é imprescindível tanto para garantir a segurança do usuário, como para conseguir o melhor desempenho e aumentar a produtividade da propriedade.
  • Após garantir que o operador esteja capacitado para trabalhar na máquina, é importante assegurar os EPIs, equipamentos de proteção individual. A exposição contínua aos ruídos dessas máquinas pode gerar futuramente problemas auditivos

Portanto é importante o uso de protetores auriculares, além de botas, luvas e óculos de segurança. É de uso obrigatório, pois pode acarretar em multas e ações trabalhistas.

  • Com a máquina agrícola em mãos e já em atividade é de senso comum a necessidade de manutenção. Por ser um equipamento com custos elevados, é prudente que a manutenção preventiva seja realizada de forma regular, de maneira que prevejam problemas que a paralisem.

Além disso, é crucial que nos intervalos entre as manutenções e mesmo após o uso seja realizada uma vistoria na máquina, a fim de que possam verificar se o equipamento está apto a continuar em operação ou necessita de uma visita a oficina.

 

  • Outra conduta que é importante para com aqueles que irão manusear as máquinas agrícolas, é a limpeza após o uso do equipamento. Por estar em constante contato com a terra, palha e ter um acúmulo de pó, a higienização do equipamento garante que não comprometa o motor e evita acidentes.

É bom também dar uma atenção aos pneus da máquina, principalmente se ela é utilizada em diferentes tipos de cultivo. E caso seja utilizado água na limpeza, é importante garantir que o equipamento esteja seco antes de guardar, a fim de evitar que enferruje e tenha corrosão.