As motocicletas ganharam o cotidiano nas ruas e estão cada vez mais presentes em nossas vidas, veja 4 dicas de manutenção para motocicletas 

As motos que são associadas a aventuras e liberdade, também ganharam os meios de trabalho, se fazendo presente na vida de milhares de condutores que trabalham com entregas e este é um dos motivos para estar atento à manutenção das motocicletas e é claro, seus pneus.

Talvez 120 anos atrás quando foram lançadas, não se pensava que as motocicletas invadissem o mundo da maneira que o fizeram. Pode parecer um exagero, mas hoje só no Brasil temos mais de 35 milhões habilitados para a categoria A.

Parte desse número se dá ao contingente de motoboys que se aventuram nos trânsitos ao redor do país, fazendo os mais diversos tipos de entregas. E transformando as motocicletas em instrumentos de trabalho diário.

Portanto separamos as principais dicas para novos e velhos condutores manterem suas motos sempre em dia, garantindo segurança e economia no dia a dia.

Principais dicas para a manutenção das motocicletas

As motos não são diferentes de nenhum veículo no que diz respeito a manutenção. Esse cuidado implica diretamente no funcionamento do veículo, que por consequência afeta no bolso e principalmente na segurança do condutor e dos demais envolvidos no trânsito.

Pensando nisso, selecionamos as principais dicas de manutenção das motocicletas, para atentar aos condutores em geral, principalmente aqueles que utilizam os veículos diariamente, seja a passeio ou trabalho, sobre a importância de manter a manutenção em dia.

Dica 1 – Verifique os parafusos

É caro condutor, a moto tem muitos parafusos, o que pode soar um pouco confuso sobre qual nesse caso, mas a atenção nesse caso tem que ser voltada para a carenagem.

A roupagem da moto que garante melhor performance ao deslizar nas pistas tem que estar bem presa ao resto do corpo da moto. As vibrações contínuas podem afrouxar os parafusos e soltar algumas peças, portanto é ideal realizar um check neste ponto. 

Dica 2 – Conferir cabos (freios, embreagem e acelerador)

mecânica fazendo manutenção das motos

Sem os cabos não há funcionamento do motor e estes 3 ligam partes importantes do funcionamento. É importante verificar se estão em bom estado ou com algum desgaste ou ressecamento que possa causar algum problema deixando o condutor na mão.

Dica 3 – Acertar as suspensões

Antes de que elas acusem algum problema é preciso incluir no ciclo de verificações o acerto das suspensões. Elas são responsáveis por boa parte do conforto do condutor e são deixadas de lado ou para quando dão algum problema, o que pode afetar na direção.

Dica 4 – Lubrificar a corrente

Por acumular toda a sujeira que vem do chão, a corrente precisa ser lubrificada idealmente a cada 400 ou 500 km, para seu perfeito funcionamento. 

Na manutenção das motocicletas este é um dos itens que às vezes é deixado de lado por conta de marcas que deixa nos pneus (não só de motos), neste caso pela segurança a dica principal é que se realize a limpeza destes e não que se deixe de fazer a manutenção.