O Dia Internacional da Mulher é marcado pela presença das mulheres nos campos. Com um aumento gradual, dia após dia elas ganham espaço

Uma das datas de maior relevância na luta por direitos equalitários, o Dia Internacional da Mulher, tem caminhado em direção a tempos melhores, inclusive dentro do mercado do agronegócio.

No último levantamento do IBGE cerca de 19% das propriedades já estão nas mãos de mulheres, um aumento de 6% em 11 anos. Pode parecer pouco, mas a forma como as mulheres vem se colocando no mercado é mais um sinal de vitória.

O mercado é marcado por sempre ter sido um campo dominado por homens pelo fato da força física empregada. Mas nos últimos anos teve um aumento exponencial na representatividade das mulheres no campo.

Dia Internacional das Mulheres que trabalham no campo 

mulher no agro

Um estudo realizado pelo CEPEA, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) entre os anos de 2004 e 2015, apresenta uma boa visão de todo esse desenvolvimento. O maior perfil é marcado por mulheres acima dos 30 anos, casadas e com ensino médio e superior.

Elas já estão em cerca de 10% das posições de chefias e em 34% dos cargos gerenciais, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2018.

O perfil dominante, muitas vezes com ensino superior, é um dos marcos e diferenciais nas áreas que atuam. O principal fator é a busca por especialização no preparo do solo, melhores práticas de irrigação e muitas vezes também uma dose de decisão para se impor ante um cenário tão masculino.

Esse aumento da representatividade feminina é importante, pois apesar de enfrentarem problemas como o preconceito, a desigualdade, a falta de poder de decisão e autonomia, cada vez mais tem se provado que não há limites para a presença da mulher.

O Dia Internacional da Mulher fica com um gostinho especial quando vemos casos como mulheres que assumem a propriedade familiar e mesmo com os desafios seguiram em frente e encararam a missão de tocar as propriedades agrícolas.

Com todas as dificuldades de levar os funcionários a receberem direcionamentos de uma mulher, elas se especializam e chegam a comprovar com aumentos até da capacidade das propriedades em como podem se sair bem.

Demais dificuldades e cenário do agronegócio

Ainda temos muito a desbravar, segundo um estudo realizado pela Abag, Associação Brasileira de Agronegócio, 71% das mulheres realizam múltiplas tarefas e responsabilidades cotidianamente. Assumem o papel à frente dos negócios e com a família, sendo mães e exercendo outras tarefas.

Mas uma das expectativas é que com o aumento das perspectivas para o agronegócio em 2022, a situação se desenvolva com mais rapidez.

Isso tudo só comprova que apesar de o crescimento parecer estar indo a passos curtos, ele está acontecendo, e é graças a diversas mulheres batalhadoras que muito temos que comemorar neste próximo Dia Internacional da Mulher, dia de luta, dia de força e principalmente dia de direitos.