Conheça as projeções e os desafios esperados para o agronegócio no ano de 2022

A produção agrícola é uma das maiores responsáveis pela economia do Brasil, representando cerca de 26% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O agronegócio em 2022 tende a continuar crescendo como no ano anterior.

O setor corresponde a 60% de tudo que é exportado do território brasileiro, sendo parte essencial dos resultados positivos da balança comercial nos últimos trimestres.

Por essas razões, há muita especulação acerca do ramo, para além dos produtores rurais. O mercado como um todo deseja descobrir se compensa realizar investimentos de esforços e recursos financeiros.

Dessa forma, separamos quais são as perspectivas e os desafios a serem enfrentados pelo agronegócio no ano de 2022. Confira a seguir!

Quais são as expectativas a respeito do agronegócio em 2022?

Conhecer o que se espera do setor agrícola permite maior embasamento nas decisões que os produtores e os banqueiros terão de tomar a respeito ao longo do ano. 

Assim, veja abaixo quais são as principais informações que se tem a respeito do agronegócio em 2022, para auxiliá-lo sobre as oportunidades que estão por vir. 

Previsão das safras

Segundo a Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária (CNA), uma safra recorde de grãos é esperada, com uma produção de cerca de 289 milhões de toneladas, o que corresponde em um aumento de 14% em relação ao ano anterior.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez projeções similares. A previsão da produção de grãos é de 278 milhões de toneladas e aproximadamente % de aumento sobre a safra de 2020/2021.

Este crescimento se dará graças a maior produção de soja, superior quase em 1% e do milho, em mais de 11% na primeira safra e quase 27% na segunda. Para o feijão, o sorgo e o algodão, as expectativas também são positivas.

Somente o arroz e a terceira safra do trigo e o feijão é que possivelmente sofrerão decréscimos.

Previsão do clima

Em 2021, a falta de chuvas prolongou o período de estiagem, afetando diretamente o campo. Já em 2022, de acordo com os meteorologistas, as chuvas provavelmente voltarão e atingirão níveis além da média.

O fenômeno global conhecido por La Niña, caracterizado pelo resfriamento fora do normal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial está ocorrendo no momento e afetando todo o país.

Ele é capaz de tornar irregular a precipitação nas regiões central e sul, bem como aumentar grandemente o volume na região norte, segundo os especialistas.

Em sentido contrário, no segundo semestre do ano o fenômeno El Niño é que se estabelecerá, melhorando as chuvas em todo o Brasil.

Previsão do mercado

O grande desafio está no agronegócio em 2022 está valor dos insumos, que tende a aumentar, atingindo o custo mais alto de toda a história.

Já no ano anterior, houve o aumento de mais de 100% em fertilizantes, que muito possivelmente permanecerá neste ano, principalmente devido as incertezas da economia nacional.

Também devido a isso, a previsão é que o PIB evolua de forma mais lenta, pouco abaixo do que foi registrado em 2021. 

Por fim, a expectativa é de que o Valor Bruto da Produção atinja R$1,25 trilhão no ano, o que corresponde a um crescimento maior do que 4% em comparação com o último ano.

Aprenda cada vez mais sobre o mercado e saiba tirar proveito em qualquer cenário para prosperar com a atividade neste ano!