Descubra o que é agricultura 4.0 e como ela será vital para a produção de alimentos no futuro.

Estamos em um momento importante da história, com a tecnologia redefinindo a forma como abordamos os desafios agrícolas mais urgentes do século 21. 

De acordo com um relatório de Oliver Wyman lançado durante a Cúpula Mundial do Governo em 2018, a crescente população global exigirá 70% mais alimentos até o ano 2050. 

A grande questão é que os países ainda estão em busca de soluções em grande escala para atender toda essa demanda. E durante esse processo, surge o conceito que pode ser a resposta para tudo: a agricultura 4.0. Entenda!

O que é agricultura 4.0?

Agricultura 4.0 é um termo para as próximas grandes tendências que o setor enfrenta, incluindo um maior foco na agricultura de precisão, a internet das coisas (IoT) e o uso de big data para gerar maior eficiência empresarial em face do aumento da população e das mudanças climáticas.

Para os participantes do setor, uma consequência natural dessas tendências é a aceleração de soluções habilitadas por tecnologia que abrangem todos os aspectos da agricultura. 

Desde o preparo do solo para a próxima safra até a entrega da produção agrícola ao varejista, estamos presenciando as melhores práticas surgindo com a integração da tecnologia. 

Crescimento tecnológico exponencial

Várias empresas de agrotecnologia cresceram rapidamente nos últimos anos, apoiadas por projetos de sucesso, e tratam dos problemas de acordo com sua especialização e nichos.

A partir de agora, as intervenções da agricultura 4.0 estão ocorrendo para melhorar a produtividade, determinar os efeitos do clima e refinar os procedimentos pós-colheita. 

Alguns deles estão nas frentes de gestão de depósitos, securitização de commodities e financiamento do agronegócio. 

Exemplos de inovação no campo

Hoje, os preparativos agrícolas tradicionais antes da colheita de uma estação são auxiliados por insights da inteligência artificial (IA). Ela está ajudando a aumentar a quantidade de produtos, a qualidade e a eficiência operacional geral. 

Por meio do manuseio remoto de dispositivos, a necessidade de atravessar o terreno para fiscalização fica minimizada, pois fica mais fácil identificar áreas de cultivo que precisam de atenção e conserto. 

Além disso, os insights em tempo real das ferramentas de IA estão ajudando a prever um momento ideal para semear, monitorar a saúde do solo por longos períodos e colher mais rapidamente com precisão. 

Agricultura de precisão

Além disso, aplicações nanotecnológicas de última geração, sensores de solo e água e tecnologias GPS estão provando ser eficazes na melhoria da saúde e no diagnóstico da cultura onde quer que ocorram danos.

Os avanços nas técnicas de monitoramento serão o futuro das práticas de pré-colheita, pois estão ajudando no planejamento da fazenda, mapeamento de campo, amostragem de solo e orientação de equipamentos agrícolas, para citar alguns.

Esse é só o início

Nos próximos anos, a trajetória de crescimento se inclina para a securitização em larga escala. Isso abrirá o setor agrícola para os mercados de capitais e investidores de varejo. 

Além disso, práticas robustas de pré-colheita, gestão de qualidade de commodities, gestão de safras de acordo com as condições climáticas e financiamento do agronegócio abrirão novos caminhos para o segmento.

Será interessante ver como essas tendências se moldam, ao mesmo tempo que fornecem o impulso certo para a agricultura 4.0, e direcionam o Brasil para o futuro.