São diversos os tipos de motocicletas disponíveis no mercado. Veja os estilos mais comuns

As motos estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, circulando nas ruas deixando milhares de apaixonados. Quem adentra o mundo das motos descobre que assim como os carros existem tipos de motocicletas para todos os gostos e tribos.

As facilidades das motos é o que as torna tão populares. Elas estão presentes desde as atividades de trabalho até as viagens solo. O veículo é fonte de renda e também de muitas aventuras para os apaixonados por esse universo.

A história das motos nasce no final do século XIX. Desde quando foram lançadas são um sucesso. Nesses pouco mais de 100 anos de vida muitos modelos e estilos foram lançados, sendo adaptados às épocas.

Essa diversidade de tipos de motocicletas é o que conquista individualmente cada apaixonado por motos. Abaixo separamos os principais modelos que roubam os corações dos pilotos e admiradores.

Os 7 principais tipos de motocicletas

Hoje existem motos para todos os gostos, mas nem sempre foi assim. Abaixo separamos os principais tipos de motocicletas que têm tomado as ruas e estradas. Em geral elas se dividem entre on-road e off-road.

Essas duas categorias separam as motos entre as urbanas e feitas para a estrada (on-road) e as feitas para grandes aventuras em vias rurais ou estrada acidentadas, ou ainda para práticas esportivas (off-road).

Os modelos mais comuns são:

Scooters

Apesar de na história das motos ela ser um modelo jovem, pois remonta da década de 40, com a criação da Vespa, sua presença nas ruas é marcante. São a opção de muitos novos habilitados pois é grande a facilidade para pilotar esses modelos automáticos.

São modelos que têm de 50 a 150cm³. Outro ponto que ganha o público é o quão econômico esses modelos são, como scooters que fazem até 50 Km/L, e o conforto de poder pilotar sentado e não montado.

Street

mulher sendo fotografada em cima de um tipo de moto

Além de Street, também podem ser chamadas de City. Este é o tipo de motocicleta mais comum nas vias dos grandes centros urbanos, perfeitas para circular em vias urbanas e encarar também as estradas. 

São uma versão menor da Naked, que são modelos que pouca carenagem, o que dá o nome ao estilo. Estas motocicletas possuem até 500 cm³, o que pontua sua versatilidade nas diferentes vias.

Custom

Fechando o ciclo de motos on-road temos as Custom. Esse tipo de moto é marcada pelo conforto ao pilotar e apesar de circularem bem na cidade, são feitas para rodar nas estradas. Ao redor do globo a marca Harley-Davidson é o nome mais popular do estilo.

Têm o assento mais baixo e o guidão mais proeminente, o que gera mais conforto ao piloto e suas cilindradas vão de 500 a 1800 cm³, quando não mais, pura potência.

Trail e Big Trail

Estes tipos de motocicleta são os principais modelos de motos off-road. Cheias de tecnologias, como suspensões em ajustes eletrônicos e controle de tração, podem circular nas cidades, mas são feitas para rodar com esmero em terrenos com cascalho, areia e lama, famosas no motocross.

Trail serve para se referenciar a motocicletas altas, e o que diferencia um modelo Trail de um Big Trail são as tecnologias e sofisticações empregadas.