Entenda como a irrigação no verão pode ajudar a sua lavoura

As altas temperaturas, a estiagem prolongada e a umidade baixa do ar geram grandes perdas de águas nos cultivos, sendo essencial que se adote a irrigação no verão.

Alguns agricultores possuem muitas dúvidas quanto ao procedimento e não se atentam que é necessário repor as perdas de água decorrentes das irregularidades das chuvas, o que muitas vezes implica em perdas significativas de suas produções.

Pensando nisso, confira a seguir as dicas que separamos sobre o tema e principalmente sobre sua importância no verão.

O que é a irrigação?

A irrigação trata-se, basicamente, de oferecer água para a plantação de maneira artificial, diferentemente da chuva.

Aliada a outras técnicas agrícolas, como adubação, controle de pragas e cuidados com o sol, é capaz de aumentar a produtividade, reduzir perdas, minimizar riscos e auxiliar na aplicação de insumos.

Quais são os tipos de irrigação?

Esse método pode ocorrer de diversas formas. Veja quais são os principais.

Irrigação por aspersão

Refere-se a simulação de uma chuva, ou seja, a água é distribuída ao solo por meio de gotas.

Os aspersores existem em vários tamanhos e tipos, podendo ser aplicados até mesmo em larga escala.

Irrigação por gotejamento

Esse método é mais profissional e é baseado em uma vasta rede de tubulações que aplicam a água gota a gota em cada pé do produto cultivado.

A intenção é alcançar o mais próximo possível da raiz e distribuir a água de forma mais direta.

Irrigação por sulcos

Já este caso ocorre por sulcos entre as plantas, também conhecidos por faixas de aplicação.

Há uma intercalação entre o caminho dos cultivos e o caminho em que corre a água, tornando o procedimento constante.

Para decidir sobre qual método escolher, deve-se levar em conta o tipo de plantação, o tipo de solo e o valor que pode ser investido na tecnologia.

Qual a importância da irrigação no verão?

Assim como nós, as plantas também são vítimas de desidratação, que colocam a vida e a saúde delas em risco. No verão, geralmente a estação mais quente do ano, esse problema tende a ser maior.

Como já mencionamos, a evapotranspiração, isto é, a perda de água pelas plantas chega a altos níveis em decorrência das altas temperaturas e da falta de chuva, característicos do período.

Dessa forma, é essencial que se reponha a água através da irrigação no verão. Com ela, quando feita de forma correta, o déficit hídrico é superado e a produtividade não sofre riscos ou perdas.

E quais são os cuidados que devem ser tomados com a irrigação neste período?

Da mesma forma que a ausência é prejudicial, o excesso também é. Por isso, é importante que se adote alguns cuidados com a irrigação no verão, pois simplesmente disponibilizar muita água não resolve qualquer problema.

Um dos principais pontos é o planejamento. O agricultor deve estar atento ao clima quando for realizar o plantio e monitorando as variações, por meio de sensores de umidade, que indicarão mais precisamente os manejos necessários.

Recomenda-se também que se analise a intensidade e frequência que o procedimento será realizado.

No geral, o melhor a se fazer é irrigar a plantação de duas a três vezes por semana, em momentos mais frios do dia, como o amanhecer ou o anoitecer. Quanto a quantidade, a média são de um a cinco litros de água a cada irrigação de uma planta.

A estação mais esperada por uns pode ser temida pelos agricultores que não se prepararam adequadamente para ela. A partir deste conhecimento prévio, busque mais informações sobre a irrigação no verão e cuide de sua lavoura sem medo de prejuízos!