Descubra o que é pneu run flat e como essa tecnologia torna sua experiência de direção mais segura!

Embora tenham surgido pela primeira vez em meados da década de 1980, os pneus run flat (RFT) são agora mais populares do que nunca. 

Com alguns fabricantes de automóveis tornando-os padrão em veículos novos, mais consumidores estão perguntando sobre seu funcionamento, suas vantagens e como eles afetam a direção.

Continue lendo e veja mais informações sobre o pneu run flat!

O que é um pneu run flat?

Pneu run flat é um pneu no qual pode continuar dirigindo após um furo, para que você possa ir a uma oficina automotiva ou encontrar uma área segura e nivelada para fazer a troca.

Você não pode dirigir com eles indefinidamente, no entanto. 

Verifique as especificações do fabricante para descobrir quão rápido e quão longe pode dirigir com seus pneus vazios. A maior parte dos modelos atuais permite que você continue andando por até 80 km, a uma velocidade máxima de até 80 km/h.

Como funcionam os pneus run flat?

pneus run flat

Existem dois tipos principais de sistemas de pneus run flat: o sistema autossustentável e o sistema de anel de suporte.

Na maioria dos sistemas autossuficientes, o pneu apresenta uma construção de parede lateral reforçada que continuará a apoiar o veículo. Esta construção permite operação contínua após a perda de pressão do ar até a velocidade e distância especificadas pelo fabricante.

Os sistemas com anéis de suporte, por outro lado, empregam um anel de borracha dura ou outra estrutura que pode suportar o peso do veículo em uma condição de perda de ar.

Uma vez que continuam a funcionar mesmo que estejam “vazios”, todo o pneu run flat, independentemente do tipo de sistema específico, só pode ser usado ​​em um veículo equipado com um Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS). 

O TPMS avisa assim que um dos pneus perde pressão. Sem ele, você pode não saber que está dirigindo com um pneu mal enchido.

Benefícios de um pneu run flat

Você não precisa trocar o pneu em condições perigosas ou desconfortáveis. Este é talvez o maior benefício e um dos motivos pelos quais eles foram projetados. 

Com pneus convencionais, você tem que fazer a substituição no local ou ter seu carro rebocado.

Em uma situação de furo, os pneus run flat são mais estáveis ​​do que os pneus convencionais, uma vez que são feitos para suportar o seu veículo, mesmo quando não contêm ar.

À medida que os consumidores continuam classificando a segurança no topo da lista de recursos que procuram em um veículo, espera-se que a popularidade dessa tecnologia também aumente.

É possível misturar pneus run flat e convencionais?

Como regra geral, você deve evitar misturar diferentes tipos de pneus em um veículo. 

Isso também se aplica à combinação de pneu convencional e pneu run flat em um carro - como suas características de manuseio podem ser diferentes, eles não devem ser misturados em um veículo.