Confira 5 dicas sobre manutenção de pneu de caminhão e veja como aumentar a segurança na hora de dirigir!

Fazer a manutenção de pneu de caminhão é uma parte essencial dos cuidados para preservação dos veículos. 

Qualquer problema nessa etapa pode ser a diferença entre chegar ao seu destino em segurança ou ficar parado na pista.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para ajudar a prolongar a vida útil dos pneus, evitar tempo de inatividade desnecessário e ajudar a manter a segurança dos motoristas e da carga em trânsito. Confira!

1 - Sempre verifique a pressão dos pneus

Uma das dicas para manutenção de pneu de caminhão mais poderosas é simplesmente manter com a pressão adequada.

Dirigir com pneus com pressão baixa causa aquecimento excessivo, que é o maior inimigo dos pneus, e causa a maioria dos acidentes na estrada.

Além disso, é importante reforçar o seguinte: faça a verificação de PSI, mas também se certifique de que a pressão do ar é semelhante em cada pneu. Isso proporcionará mais quilômetros para rodar, bem como maior economia de combustível. 

2 - Examine a profundidade da banda de rodagem

A banda de rodagem do pneu do caminhão deve estar em boas condições e ser suficientemente profunda em todos os pneus.

No mínimo, faça o teste da moeda antes de começar o dia. Enfie a ponta da moeda de R$1 no centro da banda. Se você consegue ver a marcação dourada, é hora de trocar os pneus.

3 - Conte com profissionais capacitados

Certifique-se de que os técnicos e motoristas sejam corretamente treinados na manutenção de pneu de caminhão.

Cuidar de veículos maiores exige mais cuidados do que os carros de passeio. Por isso, é fundamental contar com pessoas preparadas para tais atividades.

4 - Escolha o pneu adequado

Tenha em mente que existe um pneu adequado para cada tipo de caminhão. A banda de rodagem, a composição e a construção de um pneu são otimizadas com base na rota e na aplicação de direção. Por isso é importante acertar na hora de comprar novos pneus.

Quando você não escolhe o tipo certo para sua aplicação, os pneus tendem a se desgastar muito mais rapidamente. 

Por exemplo, suponha que os pneus projetados para aplicações off road sejam usados ​​em um ambiente urbano. Nesse caso, o desgaste acontecerá de forma prematura.

5 - Realize revisões e inspeções consistentes

Na verdade, ser proativo na manutenção de pneu de caminhão é crítico para maximizar o tempo de atividade de geração de receita e melhorar o ciclo de vida dos pneus.

O recomendado é realizar uma avaliação completa dos pneus antes de cada transporte, verificando a pressão de enchimento em cada posição da roda, medindo a profundidade do piso e monitorando a quilometragem dos pneus. 

Também é vital verificar os pneus durante a viagem, realizando uma avaliação prática para identificar rachaduras, cortes ou protuberâncias que possam ter ocorrido durante o transporte. 

Uma simples inspeção de rotina durante a viagem pode melhorar significativamente o desempenho do pneu, limitar custos desnecessários e ajudar a diagnosticar quaisquer problemas que possam interromper as operações.