Veja como escolher o melhor óleo para scooter e fazer a manutenção adequada da sua motocicleta!

O óleo para scooter desempenha um papel crucial na saúde da motocicleta e apoia o motor para um funcionamento suave e eficiente. 

Os impactos da falta de manutenção podem fazer com que seu veículo não se mova adequadamente, pode gerar problemas com outros componentes e até problemas de fricção entre as peças

Em outras palavras, todo o processo de combustão será afetado e o motor da scooter poderá sofrer um estrago.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como escolher a melhor opção para o seu veículo. Confira!

Dicas para escolher óleo para scooter

O óleo certo é o coração do motor, portanto, ele deve ter uma manutenção adequada para que a scooter funcione sem problemas. 

A seguir estão alguns fatores importantes a serem considerados:

1 - Grau de viscosidade

Os graus de viscosidade são algo que são geralmente impressos nas latas de óleo do motor com combinações de letras e números como óleo 10w-30.

Em primeiro lugar, a letra W é para inverno, e o número que vem antes indica o índice de viscosidade. O número que vem após o W é a indicação comparativa do óleo para suportar suas propriedades.

2 - Recomendação do fabricante

A maioria de nós terá dúvidas na hora de escolher o melhor óleo para scooter. Em vez de pensar demais, é melhor seguir com a opção recomendada pelo fabricante.

Todos os fabricantes de scooters terão a sua própria recomendação sobre os óleos considerando a cilindrada do motor e outros atributos. 

3 - Tipos de óleo

Os óleos de motor são geralmente classificados em 3 tipos:

  • Óleos Minerais: Os óleos minerais formam uma categoria que está naturalmente disponível na forma de óleo cru que é usado como óleo padrão para lubrificação;
  • Óleos Semissintéticos: Os óleos semissintéticos proporcionam um bom equilíbrio entre os óleos minerais e os sintéticos formados quimicamente. Essas opções são lubrificantes mais úteis que podem ajudar a manter os motores de scooter funcionando de forma saudável e suave;
  • Óleos Sintéticos: As opções sintéticas são totalmente criadas em laboratórios usando os óleos minerais apenas como componentes aditivos. Elas funcionam melhor quando o motor está sob cargas maiores de estresse. Isso ocorre porque esses óleos têm grandes fatores superlubrificantes vindo com uma grande natureza resistiva a altas temperaturas.

4 - Lembre-se de que óleo para moto é diferente de óleo para scooter

Diferentes óleos de motor devem ser usados para scooters e motocicletas. Qualquer marca pode ser selecionada, mas deve ser projetada para veículos sem engrenagens.

Usar óleo específico de motocicleta em scooters sem marcha certamente degradará o desempenho e, portanto, afetará a vida útil do motor.

Escolha o melhor

mulher sentada ao lado de scooter

Os óleos do motor são uma das coisas mais importantes para a manutenção da sua scooter. 

Não esqueça de que nem todos os óleos são adequados para todos tipos de veículos. Portanto, ter em mente o conselho do fabricante sempre será uma opção melhor e segura para manter o motor saudável.