Descubra se o uso de pneus de marcas diferentes afeta o veículo ou não, e considere isso na sua próxima troca!

Para obter a melhor experiência quando for dirigir, é recomendado que pneus iguais sejam colocados em todas as posições do seu veículo. Em outras palavras, pneus da mesma marca, tamanho, índice de carga e símbolo de velocidade devem ser montados em toda a volta. 

O uso de pneus de marcas diferentes afeta o veículo e pode comprometer a sua segurança e a de sua família. Continue lendo e veja como esse tipo de decisão pode ser perigosa!

Posso misturar pneus em seu veículo?

A resposta curta é que, em geral, os fabricantes não recomendam a mistura de pneus de forma alguma. Para segurança e desempenho ideais, é recomendável que os veículos sejam equipados com os mesmos pneus em todas as posições das rodas. 

Isso significa ter a mesma marca, tamanho, índice de carga e classificação de velocidade nos pneus dianteiros e traseiros.

Uma coisa é certa: quando se trata de trocar pneus, é melhor fazer tudo de uma vez ou em pares. Substituir um único pneu em um veículo pode ter efeitos adversos nos sistemas de suspensão, relações de marcha, transmissões e desgaste do pneu. 

Sempre tenha em mente que utilizar pneus de marcas diferentes afeta o veículo. Portanto, ao fazer uma substituição, certifique-se de que os componentes novos sejam do mesmo tamanho e tipo de pneu que os atuais. 

Cuidado com a diferença na banda de rodagem

Quando você coloca dois pneus de marcas diferentes, você está essencialmente misturando profundidades de banda de rodagem porque os pneus mais novos têm mais banda de rodagem do que os usados. 

Eles devem, portanto, ser instalados na parte traseira do carro. Quando instalados no eixo traseiro, os pneus novos fornecem melhor manuseio, aderência em piso molhado e evacuação de água, ajudando assim a evitar aquaplanagem e perda de estabilidade do veículo em dias de chuva.

Outras dicas de segurança ao dirigir

Além de saber que o uso de pneus de marcas diferentes afeta o veículo, há muitas coisas que você pode fazer dentro e fora da estrada para garantir que você esteja mantendo seu veículo o mais seguro possível. Aqui estão algumas outras dicas:

Diminua a velocidade antes de virar

Se você prefere fazer curvas em velocidades mais altas, pode estar encurtando a vida útil de seus pneus. É melhor manter uma velocidade consistente ao longo da curva. Tenha cuidado ao frear em uma curva,

Verifique regularmente o seu pneu

Você não quer esperar até uma inspeção para pensar sobre seus pneus. Uma maneira fácil de testar o seu piso é colocar uma moeda de cabeça para baixo na ranhura do pneu. Se você consegue ver a borda dourada, comece a comprar pneus novos.

Verifique a pressão dos pneus com frequência

Especialmente antes de viagens longas. Você quer fazer isso pela manhã, quando as pressões estiverem baixas e estabilizadas.

Se você derrapar, não freie imediatamente

Algumas condições meteorológicas podem realmente fazer os pneus derraparem e travarem repentinamente, podendo levar à perda de controle do veículo. Gentilmente, pise no pedal do acelerador e desacelere até que o carro recupere a tração.