Veja alguns dos novos exemplos de pneus com tecnologia que vieram para revolucionar a indústria automotiva!

O avanço tecnológico nas indústrias está evoluindo mais rápido do que nunca e isso vale o dobro para a tecnologia nos carros

Apenas algumas décadas atrás, a ideia de veículos equipados com IA que podem falar com o motorista ou serem capazes de dirigir sozinhos era coisa de ficção científica. Mas essa ficção está rapidamente se tornando realidade. 

Com toda a empolgação sobre o que os carros podem fazer, muitas vezes esquecemos a parte mais importante de um carro, os pneus.

Quer sejam veículos elétricos ou motores de combustão tradicionais, todo carro precisa de rodas e pneus para operar. Pensando nisso, decidimos listar alguns dos melhores exemplos de pneus com tecnologia. Confira!

Pneus com sensores

Quase todos os carros novos agora têm algum tipo de sensor para verificar a pressão dos pneus.

Mas as empresas estão procurando equipar sensores ainda mais avançados nos pneus para complementar a tecnologia de direção autônoma e tornar a experiência dos motoristas cada vez mais segura.

A fabricante de pneus Goodyear, por exemplo, planeja incluir um modelo que conta com uma série de sensores avançados e bandas de rodagem especiais para detectar as condições da estrada e fornecer uma melhor aderência em condições climáticas adversas, como neve e chuva. 

Pneus ecológicos

Todo mundo sabe que pneus são feitos de borracha. Mas o que todos podem não saber é o impacto ambiental da borracha. 

Além de causar muita poluição do ar, a borracha em aterros sanitários é um risco de incêndio e os plásticos da borracha podem afetar o meio ambiente como a água e o solo, contaminando tudo, desde as plantas até os alimentos que comemos.

Continental, um dos maiores fabricantes de pneus com tecnologia, está trabalhando em modelos ecológicos que reduziriam drasticamente o desperdício e a poluição. 

O Taraxagum é um pneu feito de um látex especial encontrado nas raízes do dente-de-leão russo. Há muitos benefícios no uso de dentes-de-leão em comparação com a borracha. 

Uma seringueira leva cerca de sete anos para crescer e ela só pode crescer em determinados ambientes. 

O dente-de-leão russo só precisa de um ano para crescer e, sendo uma erva daninha, pode crescer em quase qualquer lugar. Em última análise, os pneus Taraxagum serão mais baratos, mais ecológicos e menos suscetíveis à escassez global.

Pneus autovedantes

Pneus estourados são responsáveis ​​por uma grande parte dos pneus que vão parar em aterros sanitários. 

Alguns fabricantes de pneus tentam contornar o problema com pneus auto vedantes. 

Há uma fina camada de líquido viscoso dentro de um pneu que pode preencher qualquer pequeno furo e selá-lo em questão de segundos. 

Pneus sem ar

Pneus auto vedantes são ótimos, mas e se houvesse uma opção que tornasse os pneus furados em situações do passado?

A melhor solução no mercado atualmente são os pneus “airless” (sem ar). Esses pneus têm paredes laterais reforçadas que podem suportar o peso do veículo ou têm um anel de suporte interno que evita que o aro da roda bata no solo. 

Vários fabricantes, como a Michelin, estão trabalhando em pneus com tecnologia que não dependem da pressão do ar para manter a forma do pneu.