Saiba como você pode se beneficiar com o uso da lastragem nos pneus agro e melhorar a eficiência do trabalho no campo!

 

A produção agrícola moderna necessita de diversos cuidados para garantir o maior rendimento da produção. O pneu agrícola é um dos ítens que precisam de atenção constante para manter o alto rendimento.

 

Antes de iniciar o dia de trabalho, o ideal é fazer a checagem das condições dos pneus. Procurar por sinais de desgastes irregulares, rachaduras, furos, enfim, qualquer problema encontrado deve ser sanado para garantir um dia produtivo de trabalho.

 

Além disso, durante o uso do trator deve-se avaliar o consumo de combustível e o comportamento dele em relação a porcentagem de patinagem. Havendo irregularidades nestes quesitos, talvez seja a hora de fazer a lastragem dos pneus.

 

E neste artigo, você vai entender qual a função da lastragem e como ela pode ajudar a melhorar o desempenho do seu trator.

O que é lastragem nos pneus agro?

A lastragem é um procedimento que tem como propósito aumentar a sua aderência com o solo e melhorar a tração e a estabilidade do trator. E esse processo é realizado por meio do aumento da massa das rodas responsáveis pela força motriz do trator.

 

Quando a lastragem nos pneus é feita de forma correta o aumento no rendimento é garantido, pois ela resolve problemas de tração e patinagem, além de melhorar o consumo de combustível e a vida útil do pneu. 

 

Por outro lado, se a lastragem for feita de forma excessiva, o gasto de combustível será maior, devido ao peso excessivo, além de ocorrer a compactação do solo. Do mesmo modo, a lastragem insuficiente aumenta a patinagem do pneu de trator

 

Para não errar na lastragem, recomenda-se sempre seguir a indicação do fabricante do pneu.

 

Quais os tipos de lastragem?

O procedimento de lastragem nos pneus possui dois tipos, o líquido e o sólido. A lastragem líquida é feita por meio da adição de água nos pneus, lembrando sempre de respeitar o nível indicado pelo fabricante dos pneus agrícolas

 

Já a lastragem sólida é feita com discos ou placas de metal. Os discos metálicos são instalados nas rodas traseiras e as placas metálicas são fixadas na dianteira do trator.

 

Independentemente do tipo de lastragem nos pneus que for adotada, o importante é realizar o procedimento de forma correta, seguindo as orientações dos fabricantes e profissionais da área.

 

Seguindo o procedimento correto, o desempenho do trator irá melhorar, refletindo na durabilidade dos pneus agrícolas e, consequentemente, em maior economia na produção no campo.