Realizar a troca do pneu de trator no momento correto é crucial para evitar outros tipos de problemas no veículo. Confira dicas para não perder a hora de trocar!

Mesmo quem não possui algum veículo sabe que a manutenção é o que mantém a qualidade e a eficiência do automóvel.

Saber a qualidade e a procedência do combustível que usa, averiguar o nível do óleo e a água do radiador, mas principalmente a condição do pneu de trator são preocupações constantes para evitar riscos à segurança e outras dores de cabeça.

E com tratores não é diferente. Saber identificar a hora de sua troca é fundamental para garantir o funcionamento adequado do seu equipamento. Saiba quais os indícios de troca a seguir.

Quais os principais sinais da hora de realizar a troca?

pneus de trator e hora de trocar

Para saber quando realizar a troca, estes quatro sinais devem ser avaliados:

Desgaste natural

O desgaste natural ocorre normalmente devido ao uso regular do pneu. A sua condição é visível pelas barras de tração, não devem ter uma diferença maior que 25% em comparação ao pneu novo, sendo assim, se houver, o correto e realizar a manutenção do pneu

Desgaste anormal

O desgaste anormal acontece devido a algum problema de alinhamento da roda, ou mecânico em geral, que desgasta o pneu de trator de forma incomum, por exemplo, um lado do pneu mais gasto que o outro.

Más condições

Rachaduras, aparência ressecada, pequenos cortes e outras deformidades no pneu, são indícios de que ele pode estar próximo do seu limite de uso, o que pode afetar no desempenho do trator.

Comportamento do trator

Quando utilizar o trator atente-se ao seu comportamento geral, se ele apresenta mudanças na dirigibilidade, como dificuldades para fazer manobras comuns ou demonstra perda de potência no trabalho.

Se você mantém a manutenção de pneu agrícola em dia, não terá dificuldades em notar estes sinais de troca de pneu.

Quais os benefícios em trocar o pneu de trator?

Sabendo quais os sinais que indicam a hora da troca de pneu de trator, é importante saber os benefícios desse investimento.

O pneu novo mantém o bom desempenho do seu trator, evitando que ocorra maiores desgastes na suspensão e outros componentes.

Por manter sempre o nível ideal de tração ao solo, o pneu novo evita que aconteça perda de desempenho do trator e mantém o consumo adequado de combustível, sem desperdício.

E claro, trabalhar com pneus novos, independente dos tipos de pneus agrícolas que utiliza em seu trator, garante uma boa dirigibilidade, eficiência no trabalho e a segurança do motorista.

Agora que conheceu os sinais de troca e os benefícios de realizar a troca dos pneus, não deixe de verificar o seu veículo e evite gastos com problemas futuros.