A segunda festa mais esperada pelos brasileiros tem muito a ver com a agricultura. Venha conhecer mais sobre essa relação!

Chapéu de palha, camisas xadrez e vestidos floridos, uma fogueira no centro rodeada de barracas com bandeirinhas de enfeite. Com essas poucas palavras já vem na mente essa famosa comemoração: a querida festa junina.

Com origens que remontam às festas não católicas na Europa da Idade Média, aos poucos foram sendo associadas às comemorações de três santos católicos: Santo Antônio, São Pedro e São João. Por isso, comumente, as festas acontecem entre os dias 12 e 29 de junho, marcando as datas de cada santo.

E o festejo  que é muito aguardado em todas as regiões do país possui fortes relações com o mundo agrícola, não só pela ambientação da clássica “roça” cheia de caipiras, mas principalmente pelas comidas típicas.

A festa junina e a agricultura

A festa junina em sua origem na Europa possui ligações com o mundo rural e isso se manteve através do tempo. E no Brasil essa ligação é caracterizada pela decoração, vestuário e comidas preparadas.

Embora o vestuário e a decoração digam mais respeito a uma idealização do caipira e da “roça” do que a realidade da vida no campo hoje em dia, a culinária da festa utiliza muitos produtos agrícolas de grande importância.

Vejamos alguns destes produtos:

 

 

Milho

O milho é o ingrediente principal da festa junina e um dos principais grãos na produção agrícola. No festejo, ele é utilizado no preparo de diversos pratos, como a pamonha, bolo de fubá, canjica, entre outros, além de ser consumido cozido e assado na fogueira. 

Já na agricultura o milho é o segundo grão de maior produção no Brasil, perdendo apenas para a soja. Para termos uma ideia, a Conab estima que no ano de 2022, a colheita do milho terá uma produção de 115 milhões de toneladas.

Amendoim

Outro produto que não pode faltar nas comemorações de Junho é o amendoim. Além de ser muito consumido em grãos, bastando apenas assá-lo, o amendoim é a base para doces como o pé-de-moleque, a paçoca, bolos e também como ingrediente da canjica de milho.

O estado de São Paulo se destaca como o maior produtor de amendoim, com estimativa de produzir em 2022 cerca de 644 mil toneladas, aumento de 14% em relação à última safra, segundo dados do Conab. Crescimento ligado ao aumento de hectares plantados, mas também à maior produtividade do solo.

Mandioca

A mandioca também é uma das queridinhas na festa junina e é consumida no tradicional bolo de mandioca com goiabada e também na sua forma cozida, sendo possível adicionar um pouco de açúcar ou manteiga.

Com relação ao seu papel na agricultura, a produção nacional da mandioca, que conta com estimativa de aproximadamente 18 milhões de toneladas em 2022, faz do Brasil o quarto maior produtor do mundo, atrás somente da Nigéria, Tailândia e Indonésia.