Você sabia que o dia do caminhoneiro pode ser comemorado oficialmente três vezes no ano? Confira aqui o motivo das datas comemorativas!

De Manaus à Pelotas, do cerrado nordestino ao pantanal do Centro-Oeste, seja em qualquer direção que percorremos no Brasil, uma coisa é certa: sempre encontraremos caminhoneiros nessas longas estradas do país.

 

Em um país em que a malha rodoviária é a principal forma de deslocamento, os caminhoneiros desempenham papel central na economia, pois são responsáveis pelo translado da maior parte da produção econômica do país.

 

No caso brasileiro, o transporte rodoviário é responsável por aproximadamente 75% de tudo o que é produzido ou transportado no país. Ou seja, a cada 4 produtos transportados no Brasil, 3 são transportados por caminhões.

 

Diante dessa importância, é mais do que merecido termos uma data para celebrar este profissional. Mas vamos compreender o porquê de existirem 3 datas comemorativas.

Comemorando o Dia do Caminhoneiro

Quando uma profissão, pessoa ou acontecimento social possui grande importância no país, ou no mundo, é comum definir datas comemorativas para celebrarmos a sua importância, como é o caso do Dia do Cortador de Cana-de-açúcar, comemorado no Brasil, ou o mundialmente celebrado Dia Internacional da Mulher.

 

No caso dos caminhoneiros no Brasil, temos três datas diferentes, sejam elas oficialmente reconhecidas na forma de lei ou popularmente aceitas. E apesar de surgirem por motivos diferentes, todas são válidas e lembradas. 

 

30 de junho

Este dia do caminhoneiro é mais comemorado no Estado de São Paulo. No ano de 1986, Franco Montoro, que governou o Estado de São Paulo entre 1983 e 1987, assinou a lei nº 5.847 que determinava a partir de então o dia 30 de junho como data festiva dos caminhoneiros.

25 de julho

São Cristóvão, santo da Igreja Católica, é celebrado neste dia. Ele é reconhecido como padroeiro dos profissionais do transporte e dos viajantes, por isso caminhoneiros, motoristas de ônibus, taxistas, motociclistas, enfim, celebram o dia do santo. Entre os caminhoneiros, é o dia de comemoração mais popular.

16 de setembro

Apesar da popularidade do dia 25 de julho, apenas esta data é oficialmente válida para todo o Brasil. Isso é devido à lei nº 11.927 de 2009, assinada por José de Alencar, então vice-presidente do país, que determinou o dia 16 de setembro como a data nacional das festividades aos caminhoneiros.

 

Independente do dia do caminhoneiro que escolher, o importante é comemorarmos juntos e sempre valorizar e respeitar este profissional que faz tanto pelo crescimento do país.