Entenda de uma vez por todas o que é a nova prática de produção que está fazendo grandes empresas mudarem todo o seu manejo na lavoura!

Para ter sucesso no mundo do agronegócio é de grande importância acompanhar as tendências do mercado e buscar alternativas para o melhor cuidado do meio ambiente. E pensando nisso vamos lhe explicar o que é a agricultura regenerativa. 

Grandes empresas como a General Mills, Pepsico, Walmart, Danone, Unilever, entre outras, já começaram a estudar e adotar práticas regenerativas em suas produções, pois identificaram que esta será uma forte demanda do mercado a médio e longo prazo.

A preocupação com o impacto ambiental gerado pelo agronegócio é cada vez mais importante para o consumidor final, portanto veja a seguir quais são estas práticas mais sustentáveis para adotar em sua plantação.

Agricultura regenerativa, um modo sustentável de produzir

agricultura regenerativa e modo sustentável de produzir

 

Podendo ser considerada como o passo além do orgânico, este método é, de forma simplificada, uma maneira de produzir mais amigável a natureza. Isto é, empregam uma mistura de práticas agrícolas e de pastagem que ajudam na manutenção do solo.

Ao substituir fertilizantes químicos, herbicidas e outras técnicas industriais, por métodos mais saudáveis, o modo regenerativo ajuda na biodiversidade, na captura de carbono e na qualidade geral da terra, enquanto aumenta a produtividade do solo.

Práticas essenciais adotadas

A agricultura regenerativa envolve um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em diversas culturas e condições de semeadura. Entenda quais são elas.

Diminuição do uso de produtos químicos

O primeiro passo para adotar práticas regenerativas é evitar o uso de produtos químicos, pois estes agridem a saúde do solo ao causar desequilíbrio em seus nutrientes. No caso de fertilizantes, é indicado a adoção de biofertilizantes.

Rotação de cultura

É um método de plantio que visa diminuir a exaustão do solo por meio do plantio de diferentes culturas. Deste modo, a necessidade de diferentes adubos de cada cultura ajuda a nutrir o solo de forma mais saudável, auxiliando no preparo do solo

Cobertura do solo 

A cobertura do solo com plantas de forragem é fundamental para não sofrer com perda de água por evaporação, conter a erosão no terreno e proteger o solo de outras intempéries climáticas.

Associação agricultura-pecuária

A associação da agricultura com a pecuária consiste em intercalar a agricultura com a pastagem em um mesmo terreno. Esta prática, de modo semelhante à rotação de cultura, ajuda a manter a produção natural da terra.

Plantio direto

Esta técnica consiste em não utilizar arados ou outros equipamentos que vão revolver em demasia o solo. Aqui o plantio é feito com semeadeiras especiais que fazem covas na medida exata que a semente necessita para ter contato com o solo.

Estas são as principais técnicas usadas na agricultura regenerativa, mas também existem outras práticas, como a agricultura sustentável, a qual você pode adotar na sua produção.