Entenda como está o cenário para quem deseja comprar ou vender sua moto!

Está considerando trocar sua motocicleta por um modelo mais novo ou ainda quer desfazer dela para investir em outro tipo de veículo? Saiba que os especialistas consideram o cenário atual um bom momento para a compra e venda de motos.

Isso porque, recentemente, devido à pandemia do coronavírus, houve uma retração considerável no mercado automotivo, que resultou em uma queda na produção geral de veículos e motocicletas. 

Além disso, a alta demanda por motos devido ao aumento expressivo de empregos informais - como os de entregadores, por exemplo -, também favorece o cenário para negociações. 

Neste sentido, compreender o mercado de motos é fundamental para alcançar bons resultados, tanto se o seu intuito é comprar, quanto para vender sua moto.

Por isso, talvez uma boa opção seja a compra de uma moto usada de início. 

O mercado de motos em 2022

Assim como no ano anterior, o mercado de motos em 2022 encontra-se aquecido e com excelentes perspectivas de crescimento. 

Apenas para se ter uma ideia, conforme os dados divulgados pela Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), somente no mês de maio de 2021, 110,4 mil motos foram vendidas. 

Estes números são justificados pelos altos índices de desemprego, juntamente com o crescimento exponencial das demandas nos aplicativos de delivery

Com a possibilidade de trabalhar de forma informal, a busca por motocicletas que possam ser utilizadas como principal fonte de renda cresce a cada dia. 

A lei da oferta e demanda

foto de um motociclista

Ainda que a procura por motos esteja alta, é preciso lembrar que, conforme explicamos acima, houve uma retração considerável na produção geral de automóveis e motocicletas. 

Contudo, isso de forma alguma forma indica um cenário desfavorável para compra e venda de motos. 

Isso porque, na verdade, abre-se mais espaço para que os consumidores interessados consigam negociar melhores condições, bem como um espaço ainda maior para que os vendedores determinem suas condições. 

Esse movimento é o que conhecemos com a lei da oferta e da procura, que pode ser favorável para ambos os lados se bem negociados.

Dicas para fazer um bom negócio na compra e venda de motos

Se o seu objetivo é comprar uma moto para trabalhar ou se locomover com mais agilidade, deve estar atento não só as condições relacionadas ao preço da moto, como também as condições de uso e documentação. 

A principal dica é fazer uma avaliação criteriosa do estado da motocicleta: motor, lataria e todos os componentes devem ser verificados a fim de garantir que estejam em perfeito estado. 

Não se esqueça de verificar se a documentação está em dia para evitar problemas futuros.

Já se você está pensando em vender a sua moto, o ideal é que negocie os valores de forma justa, seguindo sempre o valor de mercado atual para se basear na formação do preço que vai pedir ao comprador. 

Se possível, faça um laudo de vistoria para a moto, a fim de atestar que a mesma está funcionando como deveria e agregar ainda mais valor na venda.