Diferentes técnicas podem ser utilizadas para aumentar a produtividade do solo, conheça 5 cuidados que podem auxiliar no processo

O aumento da produtividade do solo não está implicado em aumentar a área de plantação e sim associado as melhores técnicas para um bom manejo. Para isso, é preciso estudo e trabalhar junto a diferentes profissionais.

A agricultura é a base da alimentação do planeta e com o decorrer dos anos, com o desenvolvimento das tecnologias e o aumento da demanda, é preciso estar sempre com os olhos voltados para as melhores técnicas.

O cuidado com o solo é uma das frentes que se deve ter atenção para aumentar a produtividade e também garantir que o manejo não degrade o meio ambiente.

Atualmente muitas ferramentas podem auxiliar nesta empreitada, de modo que a cada safra consigamos tirar o melhor do solo, sem exaurirmos o mesmo para possíveis trabalhos no futuro.

Algumas práticas, como veremos abaixo, associam o uso de tecnologia e maquinários aplicados, mas o mais importante é ter profissionais com o olhar qualificado para identificar as necessidades do solo.

Conhecendo técnicas para aumentar a produtividade do solo

mulher analisando a produtividade do solo

Para conseguirmos o aumento da produtividade do solo é preciso ter um olhar atento para poder usufruir das melhores técnicas com maior assertividade. Veja 5 cuidados essenciais no manejo.

Análise do solo

Aqui é onde começa todo o processo da produção. Para colher à terra antes de enviar para o laboratório é preciso considerar a textura do solo, o declive e a cultura anterior. Esta coleta será enviada ao laboratório e depois transmitida ao técnico para avaliação.

Avaliação do solo

A segunda fase é a avaliação pelo profissional que irá:

  • Identificar os nutrientes presentes no solo;
  • Orientar qual uso de fertilizante;
  • Verificar a variabilidade natural da lavoura.

Regulação de nutrientes

Aqui começa o trabalho direto na terra, tanto para as deficiências nutricionais, como para não fazer um uso exagerado de nutrientes já presentes, pois caso haja um uso aquém do necessário de nutrientes, pode-se sobrecarregar à terra e exauri-la, dificultando a produtividade do solo.

Nesta fase é onde iremos realizar a fertilização do solo. Pode-se utilizar fertilizantes agrícolas orgânicos, como o fósforo, potássio e o nitrogênio ou fertilizantes agrícolas inorgânicos, como esterco, torta de mamona, farinha de ossos e húmus de minhoca.

Ainda existe a opção de adubos inorgânicos, que utilizasse da extração mineral.

Controle de pragas

Outro ponto crucial para o aumento da produtividade do solo é o controle de pragas, pois impactam diretamente na qualidade e produtividade da lavoura. Segundo a Embrapa a melhor recomendação é o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Aqui se trabalha com estratégias que preservam os inimigos naturais dos insetos-pragas, e aliasse o controle natural e o uso de agrotóxicos.

Rotação de cultura

Essa é uma das técnicas que pode promover a recuperação do solo, sem deixar de ter uma produção comercial. Neste caso alternamos o produto a ser produzido na mesma safra, de modo que o evitemos a degradação do solo, tanto fisicamente como química e biologicamente.