Se o objetivo é ganhar tempo e otimizar a produção com trabalho mais eficiente, conheça a seguir a categoria de equipamentos que vai impulsionar a sua produção! 

Mais do que nunca, a agricultura moderna requer uma busca incessante por eficiência e otimização do tempo, pois a demanda por produtos na sociedade não para de crescer. Por isso é importante conhecer os implementos agrícolas essenciais para a sua produção.

Estes equipamentos foram desenvolvidos para melhorar o desempenho de cada etapa da produção, desde o preparo do solo, passando pela semeadura do solo e aplicação de defensivos, e também no estágio da colheita.

Então se você deseja elevar a sua produtividade, com qualidade, eficiência e garantindo maior lucratividade, não deixe de acompanhar este artigo e conheça mais sobre esses dispositivos.

Implementos agrícolas: o que são e principais utilizados

foto de um implemento agrícola

Os implementos agrícolas são equipamentos utilizados em conjunto com máquinas de tração, ou seja, são dispositivos que funcionam equipados em um trator.

Por atuarem em todas as etapas da produção, existe uma grande diversidade de implementos. A seguir, listamos os mais utilizados pelos agricultores.

Arados

A função dos arados é preparar o solo para a semeadura. Eles atuam revolvendo o solo de modo a permitir melhor penetração de luz, nutrientes e deixando um terreno mais favorável para o desenvolvimento da semente.

Eles são divididos em duas categorias, os arados de disco e os arados de aiveca, mas há uma grande variedade de modelos que se adequam a diversas necessidades de trabalho.

Grades

Do mesmo modo que os arados, as grades são utilizadas no preparo do solo. Seu objetivo é melhorar as condições do terreno por meio do nivelamento da superfície e melhor incorporar os insumos aplicados antes da semeadura.

As grades são classificadas de acordo com o formato da parte que entra em contato com o solo, que podem ser: dente, mola ou disco.

Semeadoras

Um dos implementos agrícolas mais importantes, a principal função da semeadora é depositar a semente no local apropriado do solo. Além disso, existem modelos que realizam a adubação enquanto deposita a semente, otimizando ainda mais o tempo.

Pulverizador

O pulverizador é o principal aliado quando o assunto é controle de pragas. Este equipamento ajuda na aplicação de defensivos agrícolas, garantindo mais economia e eficiência na aplicação.

São encontrados no modelo atomizador, utilizado em fruticulturas, e no modelo em barra, mais comum nas diversas culturas agrícolas.

Subsolador

Em solos extremamente compactados onde outros implementos agrícolas não conseguem preparar o terreno, o subsolador é seu principal aliado. Com hastes de metal que chegam a 1,10m, o subsolador consegue revolver profundamente o solo, ajudando na penetração das raízes.

Rolo faca

Bastante utilizados no plantio direto, o rolo faca atua cortando restos de cultura e biomassa em geral, facilitando o trabalho das semeadoras. Além disso, contribui para acelerar a decomposição da biomassa, acelerando o processo de absorção dos nutrientes da adubação verde.