Veja quando a falta de limpeza regular pode implicar em danos estéticos ao carro e o que pode acontecer

Ter um veículo implica diretamente em mais um bem que precisamos ter cuidado no dia a dia. Muitos apaixonados cuidam dos automóveis como mais que um bem material, mas boa parte simplesmente se esquece dos danos por não lavar o carro.

Ter um veículo implica em mais que manter a documentação em dia e abastecer para circular. Ainda mais tendo a possibilidade de ser um bem material durável, é preciso cuidar da parte interna e externa do automotor.

Não, não é mito ou lenda. Não cuidar da parte estética do veículo pode causar estragos que desvalorizam no valor, pensando naqueles que pensam em revender e principalmente no mau funcionamento de algumas várias peças, que neste caso afetam a todos os proprietários.

Pensando na melhor forma de esclarecermos isso, fomos em busca de motivos plausíveis para fazer as manutenções e dar um banho regular no seu carro.

Por que os danos por não lavar o veículo podem afetar o funcionamento?

homem realizando a lavagem de seu veículo na garagem de sua casa

Partindo do ponto que estamos cientes que é possível termos danos por não lavar o carro, onde e como isso acontece?

Muitos pensam: “mas eu só dei uma voltinha com meu carro, nem peguei estrada”, ou melhor “é só uma terrinha, só uma sujeirinha, não vai dar problema”.

De antemão deixamos claro que não é uma campanha para lavagem diária, visto que há malefícios nos cuidados em excesso com o carro.

Discos de freio e motor são as partes internas que mais sofrem com sujeiras do dia a dia, seja o barro grosso de um dia único de estrada de terra, ou do acúmulo de várias semanas de areia, terra e até microplásticos soltos nas ruas e estradas das cidades. 

Já na parte estética, o vidro, as rodas e pneus são os que mais sofrem, isso por cada um ser atingido por uma ou várias causas ao mesmo tempo.

Os vidros sofrem com os pequenos grãos de areia, por exemplo, que ao entrar em contato com o para-brisa se tornam uma arma de riscos constantes.

As rodas e pneus sofrem com um inimigo diferente: os cães. É comum vê-los fazendo xixi nelas, o que causa manchas e até estraga porcas e parafusos devido à acidez da urina.

Por fim, a parte mais aparente do carro: a lataria. Este é um dos pontos mais importantes nos danos por não lavar o carro, até mesmo quando a lavagem não é feita de forma correta. As sujeiras como o barro, a areia ou pequenas pedras e grãos de plásticos, geram ranhuras que podem tirar todo o brilho da pintura e danificá-la.

Por fim, temos que encarar as fezes de pássaros. Assim como a urina dos cachorros, estas são demasiado ácidas e atingem a camada de verniz e tinta, demonstrando o porquê é tão relevante manter a limpeza em dia e dando enfase aos danos por não lavar o carro, prejudicando uma possível venda do veículo.