Veja como o excesso de cuidados também pode prejudicar a funcionalidade dos veículos!

Todo automóvel precisa de cuidados regulares para mantê-lo em bom estado de funcionamento. Seguir o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante preservará seu investimento, ajudará a garantir a longevidade e a confiabilidade e até mesmo economizará seu dinheiro. 

No entanto, saiba que cuidados demais também podem comprometer a funcionalidade dos veículos.

Para evitar que isso aconteça, confie nas recomendações das pessoas que projetaram e construíram seu carro, e não necessariamente nas de um centro de serviço que pode estar procurando vender trabalho de manutenção adicional.

O que é excesso de manutenção?

O excesso de manutenção é realizar serviços com mais frequência do que o recomendado pelo fabricante do veículo ou substituir peças que ainda têm vida útil restante. 

Esse tipo de comportamento pode aumentar significativamente as despesas ao longo do tempo, com pouco ou nenhum benefício mensurável.

Itens comuns para manutenção em excesso

Aqui estão algumas formas comuns de excesso de manutenção que podem comprometer a funcionalidade dos veículos:

Trocas de óleo

A cor não é um indicador preciso da condição do óleo. 

Siga os intervalos especificados no manual do proprietário ou troque o óleo quando o monitor de manutenção do carro disser que é hora de fazer isso.

Substituição do filtro de ar

Sujeira e detritos na superfície de um motor ou filtro de ar para cabine não significa necessariamente que ele precisa ser substituído. 

Os detritos soltos podem ser eliminados e, se a luz de uma fonte brilhante passar por mais da metade do sistema de filtragem, o filtro deve ficar bem até pelo menos a próxima troca de óleo.

Alinhamento das rodas

Seu veículo não requer um alinhamento das rodas, a menos que esteja puxando para o lado conforme o carro viaja em linha reta na estrada, ou os pneus mostram padrões de desgaste incomuns. 

Se esses sintomas estiverem ausentes, os alinhamentos das rodas só serão necessários ao instalar novos pneus.

Aditivos

Com algumas raras exceções, a manutenção de rotina não exige o uso de quaisquer aditivos. As montadoras projetam cuidadosamente seus veículos, fluidos e lubrificantes para fornecer uma longa vida útil. 

Adicionar produtos pós-venda pode perturbar o equilíbrio químico de um fluido e criar problemas para o seu veículo.

Ar condicionado

O sistema de ar condicionado do seu veículo não requer manutenção de rotina. Desde que esteja soprando ar frio o suficiente, está bom. 

Se não for esse o caso, é necessário um diagnóstico de sistema profissional.

A manutenção que seu veículo realmente precisa

ferramentas de manutenção

Seu veículo veio de seu fabricante com um manual do proprietário. Se você não leu cuidadosamente, agora é um bom momento para fazê-lo. 

O manual inclui uma lista de verificação dos serviços de manutenção de rotina e quando realizá-los em seu veículo específico. 

Os cronogramas de manutenção variam conforme a marca e o modelo do automóvel, por isso é vital consultar o seu manual específico. Seguir esta programação deve manter tudo em excelentes condições, garantindo toda a funcionalidade dos veículos.