Saiba como é feito o processo de vistoria veicular e quais os benefícios associados para quem compra e vende um carro usado!

Embora a vistoria veicular seja um procedimento obrigatório para a transferência de automóveis na compra e venda de um carro usado, há quem ainda não conheça a importância de realizá-la.

Isso porque, há quem enxergue a medida apenas como um custo desnecessário e uma burocracia que atrapalha a negociação e conclusão da transação de compra do veículo. 

Contudo, trata-se de um processo que visa não só assegurar que o veículo esteja em dia, seguro e em boas condições de uso, como também evitar problemas futuros, fraudes e prejuízos financeiros para ambas as partes. 

O que é uma vistoria veicular em carro usado? 

Como o próprio nome sugere, a vistoria veicular nada mais é do que uma inspeção minuciosa do carro usado que está sendo negociado, que visa garantir que todos os componentes estejam em ordem e funcionando como deveriam. 

Realizada por um profissional especializado, que utiliza equipamentos como o paquímetro e medidor de espessura, por exemplo, a avaliação contempla também uma análise criteriosa dos documentos do veículo, bem como seu histórico, chassi e outros itens de identificação.

Obrigatória na maioria dos Estados brasileiros, é indispensável para transferir e regularizar o carro e deve ser feita antes de concluir a compra e venda do mesmo.

Com a vistoria atualizada, os possíveis problemas no veículo já são repassados, facilitando a compra e a manutenção do carro, se assim necessário. 

Quem pode fazer a vistoria veicular?

foto de mulher realizando vistoria

Conforme explicamos acima, não é qualquer profissional que pode realizar a vistoria veicular. Esse tipo de laudo só pode ser fornecido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou empresas credenciadas. 

O ideal é encontrar uma empresa de confiança para garantir que a avaliação seja feita de forma correta e que todas as inconformidades sejam apontadas, caso existam. 

Busque indicações de amigos e parentes, além de fazer uma boa pesquisa online para se certificar de que o prestador oferece um serviço de qualidade.

Qual a importância para a compra e venda de carros usados? 

A principal vantagem associada a realização desse tipo de laudo é justamente a segurança em comprar um carro usado

Isso porque, ele irá evitar que você compre um veículo que não corresponda com as especificações do fabricante ou que não esteja devidamente regularizado. 

Essa medida garante que o carro esteja em perfeitas condições de uso e funcionamento, não oferecendo risco à sua segurança e integridade física.

A inspeção veicular também evita que se compre um carro de leilão sem saber - normalmente esses veículos apresentam defeitos, alterações e restrições no documento -, o que evita prejuízos financeiros futuros.

Para além dos benefícios apresentados ao comprador, a vistoria também favorece o vendedor do veículo, uma vez que facilita a revenda, provando a boa condição do carro para os possíveis interessados.

Outra vantagem está atrelada ao fato de que, com o laudo em dia, as cotações de seguro estão bem mais propensas a serem aprovadas sem qualquer problema ou dor de cabeça. 

Assim, você fica ciente dos possíveis problemas e analisa se vale a pena o investimento no carro.

E, assim que comprar seu carro usado, não se esqueça de realizar a manutenção para aumentar a vida útil do veículo