Dicas para fazer uma escolha mais assertiva e evitar problemas futuros!

Práticas, econômicas e financeiramente mais viáveis, as motos realmente ajudam a tornar o dia a dia mais ágil e descomplicado, principalmente se você mora em um grande centro urbano.

De fato, são consideradas um dos veículos mais dinâmicos, capazes de se adequar a rotina da maior parte das pessoas, além de apresentar um ótimo custo-benefício em relação às outras opções de mercado. 

Contudo, engana-se quem pensa que comprar primeira moto é uma tarefa fácil. Isso porque, há uma série de questões que precisam ser levadas em consideração antes de finalmente escolher o modelo ideal para as suas necessidades.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar nessa etapa tão importante. Confira!

Pesquise os modelos de acordo com sua necessidade de uso

foto de uma mulher em sua moto

O primeiro passo a ser dado antes mesmo de começar a procurar os modelos disponíveis no mercado é entender suas necessidades de uso e analisar sua realidade financeira. 

Com essas duas perguntas respondidas, você terá uma noção melhor de qual a categoria de motos atenderá melhor à sua rotina e está mais adequada com o valor que pode pagar pela motocicleta. 

Se o seu objetivo é usar a moto para trabalho, por exemplo, os modelos streets se encaixam melhor a essa necessidade. Já se a ideia é usá-la apenas para viagem e lazer, os modelos esportivos e big tail são uma escolha mais assertiva.

Analise as opções disponíveis

Com o orçamento e objetivos definidos, é hora de considerar as opções disponíveis no mercado. Isso porque, ao comprar a primeira moto pode se optar tanto por modelos de moto usados, quanto por comprar moto nova. 

A primeira opção é considerada uma alternativa mais viável se você pretende economizar ou tem um orçamento mais baixo, uma vez que uma moto seminova tem o valor de mercado mais em conta em relação à uma moto zero, por exemplo. 

Já no segundo caso, é preciso considerar que os custos envolvidos são relativamente maiores, considerando documentação e emplacamento. 

No entanto, a vantagem está associada à baixa necessidade de manutenção, uma vez que não há nenhum desgaste de peças e equipamentos.

Faça um teste drive

Se possível, faça um teste drive com os modelos desejados para analisar questões relacionadas a conforto e comodidade, prestando atenção aos detalhes enquanto pilota. 

Assim, poderá decidir com mais certeza se gosta ou não do modelo escolhido, evitando surpresas desagradáveis posteriores à compra.

Peça a opinião de quem entende do assunto

Por último, mas não menos importante, não deixe de consultar a opinião de quem realmente entende do assunto. Escolha um mecânico de confiança para que possa avaliar a moto escolhida - principalmente se optar por um modelo seminovo. 

Além de determinar se a motocicleta escolhida está em boas condições de uso, o profissional poderá lhe fornecer informações preciosas sobre a moto escolhida, tais como preço médio de manutenção e possíveis problemas futuros. 

Vale lembrar que comprar primeira moto é uma decisão importante, que deve ser tomada de forma consciente, tendo claro quais são seus objetivos, sua disponibilidade financeira, bem como atenção redobrada às questões relacionadas à sua segurança e integridade física.