Mercado de motos tem crescimento histórico desde 2019; entenda as razões por trás disso

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o mercado de motos apresentou aumento de mais de 20% do faturamento em relação ao ano anterior, no mês de agosto.

Esses números não param de subir desde então. A cada ano, os números se superam e mais motos são vendidas.

Mas você faz ideia da razão por trás disso? Identificamos as principais causas para você. Continue a leitura a seguir para descobrir.

Qual a razão para o crescimento do mercado de motos no Brasil?

entregador realizando a entrega de um pedido

Para os economistas, o crescimento do mercado de motos no Brasil está diretamente ligado a popularização dos aplicativos de delivery, como o iFood, Rappi, Uber Eats, Loggi e Zé Delivery.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus no ano de 2020, em poucos meses foi registrado crescimento de mais de 100% dos gastos pessoais com os aplicativos de entrega, segundo pesquisa feita pela Mobills, startup de gestão de finanças pessoais.

Em razão do isolamento social e a impossibilidade de sair para qualquer tipo de lazer, as pessoas passaram cada vez mais a consumir refeições dos famosos aplicativos.

Em paralelo, houve o crescimento do mercado de motos, motivado tanto pela crise financeira já instalada no país anos antes, como também pela perda de empregos na pandemia.

Como um plano B, diversas pessoas encontraram nos aplicativos de entrega a solução para conseguir receber alguma renda e arcar com os custos para sobreviver. Alguns também apostaram na compra de motos usadas pelo custo beneficio oferecido.

Desse modo, é claro, a venda das motos alavancou. Nos primeiros meses de isolamento social, houve um aumento significativo de quase 60% em relação aos meses anteriores.

Consequentemente, em um determinado período do ano de 2020, houve até mesmo falta de motos no mercado, devido a grande demanda e a queda na produção, suspensa em muitas fábricas como medida preventiva ao contágio ao coronavírus.

Os preços, da mesma forma, também aumentaram. Mensalmente, os valores se superaram em mais de 1%, bem acima da inflação que estava em torno de 0,25%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), do IBGE.

Com a redução dos registros de casos e de mortes decorrentes da Covid 19, doença causada pelo coronavírus, bem como com o avanço da campanha de imunização através de vacinas, a produção começou a se normalizar.

Atualmente, mesmo após dois anos do início do isolamento, os aplicativos de delivery continuam sendo muito utilizados, o que demanda, ainda, muitos motofretistas para realizar as entregas

Também é importante ficar de olho na manutenção da moto para que não ajam imprevistos no futuro.

Nesse cenário, é possível observar, ainda, que o acesso ao crédito tem sido cada vez mais facilitado. Bancos como o Bradesco, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil oferecem linhas de financiamento específicas para motos.

Além disso, financeiras ligadas às próprias fabricantes, como o Banco Honda e o Banco Yamaha também buscam facilitar o negócio, promovendo financiamentos sem comprovação de renda ou consulta de CPF no Serasa.

Por fim, os motofretistas encontram também a facilidade de formalizar seu negócio através do MEI (Microempreendedor Individual), que possibilita financiamentos bancários, emissões de notas fiscais e benefícios previdenciários.

O mercado de motos cresce mais a cada dia e permite que diversas pessoas que viviam sem emprego formal consigam ganhar dinheiro para se sustentar, não é ótimo? Essa pode ser uma boa opção para você!