Para não deixar de investir durante a época mais fria do ano, conheça aqui as principais espécies para plantar no inverno!

A chegada do inverno para a agricultura representa uma série de cuidados que precisam ser tomados para que a produção não sofra e continue em um bom ritmo. E isso vale para os maquinários, mas principalmente para as culturas plantadas.

 

Durante o inverno, as plantas precisam de cuidados especiais, com a irrigação e a temperatura. É muito comum o pensamento de que com as baixas temperaturas não se deve fazer o plantio de novas culturas, porém é possível plantar nesta estação.

 

Há algumas espécies de plantas que o plantio pode ser feito no inverno, pois elas se adequam bem às baixas temperaturas e se tornam ótimas opções para o período de entressafra.

 

Reunimos aqui as principais culturas de inverno que você pode adotar na sua produção.

 

O que plantar no inverno

 

Antes de escolher a melhor cultura para plantar no inverno, é primordial conhecer as características do inverno na sua região, pois as proporções continentais do Brasil fazem com que essa estação se comporte de modo diferente em cada lugar do país.

 

Saber se na sua região o clima fica muito seco ou, ao contrário, é frequente a ocorrência de geadas, é o primeiro passo para garantir a produtividade do solo no plantio de inverno.

 

As espécies de inverno são diversas e podem ser gramíneas, leguminosas ou oleaginosas. Graças a essa diversidade, é possível encontrar a variação que melhor se enquadre nas características da sua região e entregue a maior rentabilidade. 

 

Dentre as culturas mais utilizadas temos o milho, trigo, aveia, centeio, canola, cevada, feijão, girassol. Falaremos um pouco mais sobre algumas destas culturas.

Milho

Em muitos locais, essa é a cultura mais utilizada durante a entressafra da soja. Pois, a resistência na semeadura e a facilidade na colheita do milho, fazem dele uma ótima opção.

Trigo

O plantio do trigo no inverno tem sido adotado por um número cada vez maior de produtores por agir bem como cobertura do solo, evitando intempéries, e também pelo crescimento no mercado interno e na exportação.

Feijão

Por ter um ciclo de produção curto, entre 70 e 110 dias, o feijão é uma ótima opção para plantar no inverno, principalmente para produtores que não dispõe de muito tempo até o início do plantio da sua cultura principal.

 

O inverno é uma estação que proporciona diversos desafios para o agricultor, mas conhecendo a região em que produz, escolhendo corretamente a cultura para plantar e utilizando os implementos agrícolas adequados, é possível manter a lucratividade nesses meses de baixa temperatura.