Em toda plantação o momento da colheita é crucial e com o milho não é diferente. Confira estas dicas valiosas para garantir uma boa colheita do milho

O milho é um dos grãos mais versáteis. Matéria prima da famosa pipoquinha do cinema, ele também é muito consumido como óleo, cozido, farinha e muito mais. Além de ser uma parte importante da alimentação de suínos, aves e bovinos.

Além disso, segundo estimativas feitas pelo Conab para o ano de 2022, a produção de milho deve chegar a 115 milhões de toneladas. Número que faz do milho o segundo grão mais importante, perdendo apenas para a soja.

E no caso deste grão, a colheita é o momento central para diminuir as perdas e maximizar os ganhos da safra. Pensando nisso, separamos dicas importantes para você ter sucesso.

Cuidados para uma boa colheita do milho

foto de uma colheita de milho

Para garantir a maior produtividade da sua safra deve-se atentar para alguns cuidados no momento da colheita. Separamos aqui as principais precauções a serem tomadas para você obter o sucesso na sua lavoura.

Planejamento da colheita

Uma boa administração rural e planejamento da colheita do milho são elementos que contribuem para uma maior produtividade do terreno. Por isso deve-se sempre considerar o tamanho da área de plantio, disponibilidade de mão-de-obra e as máquinas necessárias.

Responder a questões como estas, podem ajudar:

  • Quantas horas ou dias serão necessários? Posso otimizar?
  • Tenho colheitadeiras suficientes? Comprar, alugar ou terceirizar?
  • A mão-de-obra que possuo é suficiente?
  • Se necessário, o local de armazenagem está disponível?

Condições meteorológicas

Antes de iniciar a colheita do milho é imprescindível acompanhar quais as condições meteorológicas para os dias que se planeja fazer a colheita. O ideal é escolher dias com pouca variação climática e sem previsão de chuvas.

Evitar os dias chuvosos é fundamental para não prejudicar o desempenho das máquinas, além de não ser bom colher os grãos devido ao excesso de umidade neles. E sem chuvas, não será necessário remanejar ou prolongar os dias de trabalho.

Nesse momento, o uso da tecnologia na agricultura para previsão climática é muito bem-vinda.

Regulagem e manutenção das máquinas

As máquinas agrícolas fazem parte do dia-a-dia do trabalho no campo, dificilmente executamos alguma tarefa sem a necessidade delas. E, a devida manutenção e regulagem delas, é o que garante uma boa produtividade da lavoura.

Na colheita do milho a colheitadeira é a sua principal aliada e também inimiga, se estiver desregulada. Ajustar a velocidade, respeitando a sua capacidade de trabalho é determinante para evitar perdas.