Você também tem dúvidas sobre qual o melhor combustível para abastecer seu veículo? Saiba aqui qual a diferença entre a gasolina aditivada e a comum!

 

Com o crescimento da população nas cidades e a superlotação do transporte público, muitas pessoas optam por comprar um carro ou uma motocicleta para se locomover mais rápido e ter mais conforto no trajeto do dia-a-dia.

 

E independente do veículo, uma série de cuidados são necessários. Conferir o nível do óleo e a da água no radiador, a situação dos freios, as luzes das lanternas e faróis, além de diversas outras revisões que devem ser feitas de tempos em tempos.

 

O combustível utilizado também deve receber atenção, afinal abastecer com combustível de qualidade ajuda no desempenho e longevidade do veículo. E uma dúvida frequente é sobre a gasolina comum e a aditivada.

 

Qual a diferença entre os tipos de gasolina? O consumo do carro muda? A versão aditivada conserva mais o carro? 

 

São diversos os questionamentos sobre o uso ou não da gasolina aditivada. E pensando nisso, reunimos neste artigo o que você precisa saber sobre a gasolina aditivada e a diferença para com a versão comum.

 

Conhecendo a gasolina aditivada

Ao contrário do que muitos pensam, a gasolina comum e a aditivada são muito parecidas. As duas devem possuir um mínimo de 87 em sua taxa de octanagem - a octanagem é a resistência à queima do combustível, quanto maior a taxa, melhor o desempenho do automóvel.

 

Elas também possuem os mesmos compostos químicos, com exceção de um. A gasolina aditivada recebe em sua fórmula a adição de um aditivo com propriedades limpantes que auxilia na retirada de resíduos da parte interna do motor, provenientes da queima do combustível.

 

A presença do aditivo limpante na gasolina simplifica a limpeza do motor pela aditivação, pois o abastecimento com a gasolina comum obrigará o dono do veículo a utilizar aditivos específicos para fazer essa função de limpeza.

 

Dúvidas recorrentes

Aqui listamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre a gasolina com aditivos.

A versão aditivada rende mais?

Não é possível afirmar que ela rende mais que a gasolina comum, pois com exceção do aditivo limpante, as duas gasolinas possuem as mesmas características. Da mesma forma, ela não aumenta o consumo de combustível do veículo.

A aditivada melhora o desempenho do carro?

Não, o desempenho do carro não aumenta com o uso de gasolina com aditivo, pois ela possui a mesma octanagem que a gasolina comum. Para o aumento de desempenho deve-se olhar outros ítens como o balanceamento e alinhamento.

Como fazer a troca entre os combustíveis?

Independente se o seu veículo é uma motocicleta, carro manual ou carro automático, é recomendado que a troca entre a gasolina comum e a gasolina aditivada seja feita gradualmente para que não haja qualquer problema com a adaptação do motor ao novo combustível.