Ao pensar em viajar em duas rodas, é muito comum que os motociclistas se atentem na manutenção de forma geral, e entre os vários reparos, está o ato de trocar o pneu da moto 

Além da troca ser de extrema importância, principalmente quando a viagem é longa e o pneu já está gasto, ainda previne o condutor de ter que lidar com uma série de problemas no meio do percurso. 

Se você tem dúvidas a esse respeito, e ainda, se quer saber quanto tempo antes da viagem deve-se trocar o pneu da moto, vamos te ajudar! Mas antes disso, você sabe quando deve fazer a troca, ou seja, a vida útil do pneu da sua motocicleta?

Qual é a vida útil de um pneu de moto?

Normalmente, a vida útil de um pneu é de cerca de 10.000 a 12.000 quilômetros. No entanto, o prazo para substituição dos pneus deve levar em consideração alguns fatores, como a forma que a motocicleta é utilizada.

Por exemplo, se você usa sua moto todos os dias e dependendo das condições da estrada e dos padrões de condução, é provável que precise fazer alterações antes mesmo deste intervalo de quilometragem.

Quando um fabricante especifica uma data de validade para seu produto, isso significa que a passagem do tempo afetará o material suficientemente, e após esse prazo, já não servirá mais para a finalidade que foi designado.

Geralmente, recomenda-se a utilização de pneus dentro da validade de 5 anos. Após esse período, haverá um processo de degradação, o que representa um risco tanto para o motorista quanto para quem está na carona.

Pode trocar o pneu da moto nas vésperas da viagem?

Muitos pensam que é ideal trocar o pneu da sua motocicleta nas vésperas da viagem. Pois saiba que essa é uma prática que além de duvidosa, pode ser até mesmo perigosa. E por que? 

Quando o pneu é trocado, é necessária uma adaptação, ainda mais se ele não for da mesma marca ou modelo do anterior. Com isso, você precisará de um tempo para se acostumar e não pilotar inseguro por longas estradas. 

Confira os pontos que você deve prestar atenção ao trocar o pneu da moto:

  • Qualidade do pneu instalado: O pneu recém-instalado pode apresentar defeitos de fabricação, que podem afetar sua eficiência e segurança, ou pode causar vazamento de ar.
  • Qualidade do serviço no momento da montagem: as falhas na montagem dos pneus são comuns e também podem causar vazamentos de ar.
  • Balanceamento de roda: O balanceamento de roda é outro serviço que também deve ser testado, pois se não for bem executado, afetará a direção.

Portanto, o ideal é trocar os pneus pelo menos uma semana a quinze dias antes da viagem. Também é recomendável realizar um teste de estrada para ver se os novos pneus estão instalados perfeitamente.

Lembre-se que se houver algum problema durante a viagem, você pode perder horas ou até dias devido ao problema causado pela troca dos pneus.