Entenda o que são esses indicadores e qual a importância para sua segurança! 

Se você possui um automóvel ou está pensando em adquirir um, com certeza já ouviu por aí frases como "ter carro é como ter um filho". 

Isso porque, embora não se trate de um ser vivo, a interação com suas peças e componentes exige uma série de cuidados e atenção redobrada para garantir que você ande por aí com mais conforto e segurança. 

E, entender alguns conceitos, bem como a melhor forma de identificar possíveis falhas e riscos é uma das missões atribuídas aos proprietários.

No assunto de hoje, vamos te ajudar a entender melhor alguns conceitos sobre pneus e dicas de como identificar se já é hora de trocá-los. Acompanhe!

O que é TWI? 

Em linhas gerais, trata-se de um recurso desenvolvido pelos fabricantes, com o objetivo de auxiliar na identificação das condições de vida útil dos pneus. 

TWI é uma abreviação para Tread Wear Indicator, que no português é algo próximo do que conhecemos como Índice de Desgaste da Banda de Rodagem.

Utilizado tanto para os nacionais, quanto para os importados, o TWI de pneu nada mais é do que uma pequena elevação de 1,6 mm no sulco da banda de rodagem e serve para sinalizar o limite mínimo de altura dos sulcos. 

Como identificar se o TWI está nas condições ideais?

Por se tratar de um sistema simples de segurança, identificar se os pneus do seu veículo ainda estão em boas condições não é nem um bicho de sete cabeças. 

Na verdade, basta ter seguir alguns dos passos listados abaixo e, em poucos minutos, você já terá o diagnóstico para saber se será necessário ou não, comprar pneus novos. 

Verifique com as mãos

O bom e velho tato não falha: com as mãos, sinta o relevo do TWI em relação às superfícies que ficam ao seu lado. Se identificar que a elevação está maior ou igual a banda de rodagem, seu pneu ainda está em boas condições. 

Caso contrário, será necessário mais um teste. 

Teste com uma moeda

Sabe aquela moedinha que está perdida na carteira? Ela será a sua principal ferramenta para verificar a vida útil dos seus pneus. 

Coloque uma moeda de 1 Real entre os sulcos do pneu e verifique se a faixa dourada da moeda está encoberta. Caso a resposta seja positiva, não há com o que se preocupar. 

Mas, se a resposta for negativa, significa que está na hora de aposentar seu pneu e substituí-lo por um novo.

Dicas de segurança para os pneus do seu carro

Para além das visitas regulares ao mecânico, verificar periodicamente o TWI de pneu é fundamental para garantir sua segurança e de quem está ao seu redor. 

Pneus abaixo dos 1,6 mm perdem a aderência ao solo e estabilidade, tornando a direção muito mais instável, podendo causar acidentes e ainda, prejuízos para o seu bolso. 

Isso porque, rodar com pneus em condições consideradas não seguras é uma infração grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro e pode te render uma multa salgada para o bolso. 

Portanto, esteja atento e programe-se para trocar os pneus sempre que preciso!