Quando a temperatura começa a dar sinais de queda, precisamos redobrar a atenção. Confira dicas importantes para a agricultura no inverno!

A chegada do inverno representa uma queda na temperatura e também o risco de frio intenso em várias regiões do país. E os produtores já começam a ficar atentos, principalmente aqueles que cultivam milho, café, hortaliças e banana.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea-ESALQ/USP), essas culturas são mais sensíveis às baixas temperaturas, assim como a batata e o tomate, e sofrem com a ocorrência de geadas.

As geadas são camadas de gelo que se formam nas superfícies devido a ocorrência de baixas temperaturas em conjunto com a umidade elevada do ar. E para evitar a sua ocorrência na lavoura e os prejuízos que ela acarreta, é fundamental tomar algumas medidas.

Confira a seguir algumas precauções que vão te ajudar com a chegada do inverno.

Algumas precauções para tomar na agricultura no inverno

O produtor agrícola que mantém uma boa administração rural está sempre atento para os cuidados necessários que cada etapa do plantio demanda, assim como as precauções de cada estação do ano. 

A agricultura no inverno é afetada durante o desenvolvimento vegetativo e também no processo reprodutivo. Toda cultura necessita de um certo nível de temperatura para passar por cada etapa do seu crescimento e a baixa temperatura pode atrasar a evolução da cultura. 

Os cuidados a serem tomados variam de acordo com a cultura plantada. No caso da banana, é recomendado que não faça o transplantio de mudas durante o frio e se possível adiantar a colheita dos cachos, caso não possa fazer, ensaque os cachos no pé.

Com o milho, por outro lado, o estágio da produção determina o impacto que o frio pode causar. Na semeadura o ideal é esperar o período de frio extremo, pois ele pode atrapalhar na germinação. Já na entressafra, o frio pode ajudar a combater as pragas no plantio do milho.

As mudas de diversas espécies devem receber um cuidado especial com abrigo seco e temperatura adequada, pois a incidência do frio pode comprometer a qualidade germinativa e atrapalhar o plantio da próxima safra.

A agricultura no inverno também impacta os produtores de gado de corte ou de leite, que devem possibilitar o maior consumo de pasto que for possível antes da chegada do frio, pois a ocorrência de geadas compromete o crescimento da pastagem. Além disso, abrigo adequado é fundamental.

Além das culturas  de plantio, as máquinas e implementos agrícolas também merecem atenção especial. Sistemas que utilizam água, como pulverizadores, devem ser esvaziados para não ocorrer congelamento em seu interior. Já os veículos devem ser guardados em galpões e com líquido anticongelamento dentro do radiador.

Com a queda na temperatura é fundamental aplicar os cuidados que a agricultura no inverno exige. Não deixe de proteger a sua produção neste inverno.