Realizar a manutenção básica do automóvel é indispensável para manter a segurança e evitar maiores problemas. Confira aqui o momento exato de fazer estes procedimentos!

Quem possui automóvel sabe que é necessário fazer uma série de manutenções periodicamente para manter o carro em perfeito funcionamento, é o caso dos famosos balanceamento e alinhamento.

Apesar de fundamentais para manter a melhor dirigibilidade do carro, estes procedimentos são frequentemente confundidos e na necessidade de fazer um, realizam o outro, e continuam com o carro desajustado.

Por isso é indispensável saber diferenciá-los e conhecer quais os indícios de que o carro está precisando passar por uma dessas manutenções. 

Balanceamento e alinhamento, saiba as distingui-los

foto de um mecânico realizando manutenção

O primeiro passo para saber quando cada um dos procedimentos devem ser realizados é entender as suas particularidades.

Balanceamento

Quando vamos viajar de carro alguém sempre nos lembra: não coloque todo o peso de um lado só, distribua o peso nos dois lados. Essa preocupação corriqueira está relacionada com o balanceamento e a dirigibilidade do carro.

A função do balanceamento é fazer com que o peso do carro seja distribuído de forma uniforme entre todos os lados do automóvel e assim evitar que os pneus de carro sejam gastos de forma desigual ou pior, que o carro tenha a direção comprometida. 

Alinhamento

Quando falamos em alinhar algo, como uma fileira de livros, caixas, enfim, queremos que todos os itens fiquem organizados em uma mesma linha, sem nenhum tipo de divergência. E com as rodas do carro não é diferente.

O alinhamento serve para ajustar o ângulo das rodas e deixá-las alinhadas com o volante. Deste modo, quando o volante estiver na posição neutra, todas as rodas estarão em uma mesma linha e seguiram mais precisamente o movimento do volante.

Com isso em mente, vamos saber mais sobre balanceamento e alinhamento.

Quando fazer estes procedimentos?

Quando a hora de fazer o balanceamento e alinhamento está chegando, o carro começa a dar sinais quando estamos dirigindo. E saber identificá-los é essencial, pois eles comprometem a direção do veículo. 

No momento em que estiver dirigindo em uma via reta e sentir que o volante está sendo forçado para um lado ou outro, quando deveria ficar estável, é sinal de que é preciso fazer o alinhamento das rodas. 

Já a necessidade de fazer o balanceamento é percebida quando o carro está fazendo alguns barulhos, mas principalmente quando sentimos trepidações no volante e em alguns casos a trepidação pode ser sentida no assoalho, nos bancos e mesmo nos acessórios para carro no painel do veículo.

Agora que conhece as diferenças entre balanceamento e alinhamento, e também como identificar cada um deles, não deixe de fazer a manutenção quando for necessário. Com os procedimentos em dia, seja o seu carro usado ou novo, ele sempre estará seguro e em boas condições para dirigir.