Com a chegada do inverno e as temperaturas baixas devemos ter cuidados especiais com o carro. Saiba aqui o que fazer para não ter problemas com o frio!

Para o bom funcionamento de qualquer veículo, a manutenção é parte fundamental e deve ser feita regularmente. Diversos componentes como radiador, nível de óleo e fluído, pneu agro, freios, entre outros precisam de cuidados constantemente.

E com a queda da temperatura durante a estação do inverno alguns cuidados específicos devem ser tomados, pois a temperatura influencia diretamente no funcionamento das máquinas automotivas. 

E pensando nisso, reunimos aqui dicas valiosas para você cuidar do seu veículo quando o inverno chegar e evitar qualquer problema grave oriundo dessa estação.

Em que devo ficar de olho?

Diversos sistemas e partes de um carro são suscetíveis a variação do clima, em especial a baixa temperatura. Para isso, é importante sempre verificar a condição em que se encontram, mesmo que não vá utilizar o carro.

Aquecedor

Sendo o Brasil um país quente, dificilmente lembramos deste recurso nos veículos e a manutenção fica de lado. E com a chegada do frio, é importante fazer a higienização corretamente, pois o sistema pode acumular fungos e bactérias por ficar parado.

Realizando a manutenção correta antes de utilizar o aquecedor evita-se o risco de desenvolver doenças respiratórias ligadas aos fungos e bactérias.

Luzes

Durante o clima frio é comum a ocorrência de neblina nas ruas e estradas, gerando um fator de risco na hora de dirigir. E nessa circunstância, as luzes são fundamentais para identificar os veículos no tráfego, por isso sempre verifique o funcionamento delas antes de sair.

Bateria

As baixas temperaturas podem atrapalhar o funcionamento da bateria do carro, dificultando a realização das reações químicas, em seu interior, que geram a energia necessária para o funcionamento do automóvel.

Nesse período, é importante evitar dar partidas com luzes e som ligados para economizar a energia da bateria. Em caso de arreamento, chame um eletricista automotivo de confiança para verificar as condições da bateria e fazer a manutenção necessária.

Sistema de arrefecimento

O bom funcionamento do sistema de arrefecimento é o que garante que o motor manterá a temperatura ideal durante o seu funcionamento. E no inverno o líquido do sistema pode congelar, por isso deve-se fazer a sua troca no tempo correto e sempre utilizar a quantidade de aditivo indicada pelo fabricante.

Quais os cuidados com o pneu agro?

Com a chegada do inverno, o produtor rural deve ficar atento para os cuidados com o pneu agro, pois independente do tipo de pneu a queda da temperatura pode interferir no seu desempenho.

Para além do desgaste nos pneus que devem ser verificados com frequência, no inverno deve-se ter uma atenção especial com a calibragem. A pressão do ar sempre varia com o calor ou frio e isso pode mudar a calibragem dentro do pneu.

Utilizar o pneu agro com calibragem incorreta pode acarretar em maior consumo de combustível e comprometer a dirigibilidade do veículo. 

Além disso, verifique se não ocorreu a formação de gelo nos frisos do pneu devido ao excesso de umidade no ar - situação que pode ser evitada guardando o veículo em local seco e protegido de chuvas e geadas.