A economia de combustível é uma preocupação de todos que possuem um automóvel. Saiba aqui a influência que o seu pneu faz nesta conta!

 

A praticidade e comodidade que um veículo pode oferecer não tem comparação, principalmente se a alternativa é passar horas em um transporte público superlotado. Mas quem possui, sabe que nem tudo são flores. 

Os automóveis são compostos de tantos dispositivos e peças que precisam receber manutenções preventivas, e mesmo serem trocados, o que faz ser comum que o gasto para mantê-los em boas condições chegue a casa dos milhares de reais.

Por este motivo, qualquer possibilidade de economia é muito bem vinda. Nesse sentido, os pneus representam um fator muito importante para economizar na hora do abastecimento de combustível.

Relação dos pneus com a economia de combustível

 

A maior preocupação relacionada com os pneus é sobre o seu estado de conservação, afinal um pneu “careca”, em más condições de uso, é risco de segurança. Mas o que poucos sabem é o impacto que ele possui na economia de combustível.

Os pneus são responsáveis por cerca de 20% a 30% do consumo de combustível de qualquer tipo de veículo. Por essa razão, ter maior atenção com eles representa também uma alívio no bolso, principalmente em um cenário de aumento da gasolina.

 

Tamanho do pneu

 

 

O tamanho do pneu utilizado influencia diretamente na força que o motor precisa exercer para movimentar o veículo, assim quanto mais largo for o pneu, maior será a sua área de contato com o solo e maior a força necessária para o seu deslocamento.

Todo automóvel sai de fábrica com a indicação da medida correta de pneu para ser utilizado para manter o melhor consumo de combustível. Dê preferência por utilizar sempre o padrão indicado.

 

Calibragem

Manter o nível correto de pressão de ar dentro do pneu é fundamental para a segurança do veículo, pois fornece maior estabilidade e precisão em curvas e manobras evasivas. Mas também ajuda a diminuir o peso de rolagem.

Quanto o pneu está com a calibragem abaixo do correto, ele tende a ficar mais pesado, com maior área de contato com o solo, isso torna mais difícil a sua locomoção e aumenta o gasto. Tenha sempre o costume de realizar a calibragem periodicamente.

 

Evite manobras bruscas e arriscadas

A realização de movimentos fora do comum para desviar de um buraco, um pedestre desatento ou veículo desgovernado, pode ser necessária em algum momento para evitar algum tipo de acidente de trânsito.

Contudo, elas devem ser restringidas somente aos casos estritamente necessários, pois essas ações alteram o funcionamento normal do pneu e aumentam o consumo do automóvel.

Há também outras formas de melhorar a economia de combustível do seu automóvel. Uma forma bastante prática é utilizar aplicativos de celular que ajudam a calcular e prever os gastos com combustível na hora do abastecimento.