Veja quais são os riscos de utilizar pneu de carro na moto e descubra os perigos dessa prática!

Quer você seja um novato em possuir e pilotar uma motocicleta ou um profissional experiente, provavelmente já ouviu a história de alguém que colocou um pneu de carro em uma motocicleta. 

Alguns pilotos defendem este método, enquanto outros rejeitam veementemente essa prática.

Continue lendo para obter uma visão detalhada de ambas as escolas de pensamento, as diferenças entre pneus de automóveis e pneus de motocicleta e muito mais.

O que muda entre um pneu de carro e um pneu de moto?

Pneus de carro e pneus de motocicleta lidam com o desgaste e o piso de maneira muito diferente. 

Quer você tenha uma motocicleta de três rodas ou uma de duas rodas, a banda de rodagem e o impacto não são nada parecidos com os dos pneus de um carro. Eles têm um perfil de design e construção diferente. Esses pneus também têm compostos diferentes.

As motocicletas são veículos de pista única. Quando você dirige sua motocicleta em uma curva, ela se inclina para a curva. 

Os pneus dos carros têm um design plano e até mesmo remendo de contato que não muda muito em termos de tamanho ou forma quando você vira uma esquina. 

Os pneus de motocicleta têm um perfil em forma de U, o que significa que a forma e o tamanho do contato mudam conforme você vira.

A razão pela qual os pneus de carros e motocicletas são tão diferentes é que os motoristas os usam para diversos fins. Por exemplo, pneus de automóveis de passageiros não podem suportar o mesmo nível de choque em ângulos de curvatura altos que um conjunto de pneus de motocicleta.

Quando você opera sua motocicleta em ângulos de curvatura elevados com um jogo de pneus de carro, isso pode prejudicar sua durabilidade. A tensão contínua pode, então, fazer com que os pneus falhem em momentos críticos.

O que isso significa?

É verdade que usar um pneu de carro em vez de um pneu de motocicleta pode não ter consequências imediatas para o uso regular. 

No entanto, quando o desempenho é o seu foco principal ou uma ameaça inesperada aparece na estrada, você pode se encontrar em apuros.

Uma motocicleta com pneu de carro em vez dos pneus para os quais foi projetada não reagirá da mesma maneira quando você precisar de tração aprimorada. Os pneus do carro também não fornecem o manuseio preciso de que você pode precisar para uma parada repentina ou uma curva íngreme.

Você até pode experimentar um melhor desempenho em curto prazo usando pneus de carro em sua motocicleta, mas o comprometimento potencial de sua segurança geral de condução pode não valer essa pequena vantagem.

Os engenheiros e outros especialistas levantam-se muito cedo pela manhã para calcular o que funciona melhor para as motos. 

Embora a prática de ajustar um pneu de carro em uma motocicleta possa funcionar adequadamente para alguns - mesmo ao longo de muitos quilômetros - não há como escapar que o motociclista deve aceitar total responsabilidade por uma prática que não seja endossada pela indústria.