Veja 6 dicas para pilotar uma moto com mais segurança durante seus passeios

 

Embora existam diversos motivos para se tornar um motociclista, pilotar uma moto requer habilidades diferentes de dirigir um carro.

 

Uma combinação de educação consistente, respeito às leis de trânsito e bom senso básico pode ajudar a reduzir o número de fatalidades envolvidas em acidentes de motocicleta anualmente. 

 

É importante entender algumas dicas básicas de segurança para motocicletas para garantir que sua próxima viagem seja segura.

 

Siga estas dicas para uma condução segura:

1 - USE O EQUIPAMENTO CORRETO

Ao contrário da crença popular, parecer descolado não é a principal prioridade ao pilotar uma moto. Por mais calor que esteja do lado de fora, shorts, camiseta e sandálias não são trajes adequados para andar. 

 

Até mesmo os jeans oferecem proteção mínima contra lesões na estrada, caso você escorregue. Você pode optar pela proteção extrema com couro ou jaquetas reforçadas, calças e botas.

2 - CONHEÇA SEUS LIMITES

Conheça suas habilidades e certifique-se de que nem a rota escolhida, nem a moto são mais do que você pode controlar. 

 

Sua moto deve se adaptar a você. Isso significa que seus pés devem ser capazes de descansar totalmente no chão quando sentados - não na ponta dos pés. 

 

Você deseja subir e descer facilmente da motocicleta e alcançar o guidão e os controles devem sem dificuldades.

 

E se você estiver andando com um grupo, não se esforce apenas para acompanhar ninguém. Sempre ande até o seu nível de conforto, não o deles.

3 - PILOTE DEFENSIVAMENTE

Não presuma que um motorista pode ver você, já que quase dois terços de todos os acidentes de motocicleta são causados ​​por um motorista que viola o direito de passagem de outra pessoa. 

 

Tente sempre seguir essas indicações:

 

  • Você deve sempre conduzir uma moto com os faróis acesos; 
  • Mantenha-se fora do ponto cego dos veículos à sua frente; 
  • Sempre sinalize suas mudanças de faixa.

4 - INSPECIONE SUA MOTO

Dê uma boa olhada em sua moto antes de pegar a estrada. As coisas que você deve verificar sempre que subir na motocicleta incluem a pressão dos pneus, espelhos retrovisores e luzes. 

 

Uma análise rápida lhe dará uma ideia se há parafusos soltos, vazamentos ou outros riscos mecânicos potenciais.

 

Você também precisa ser cuidadoso quanto aos cuidados e manutenção regulares. Não demore a consertar algo que precisa de atenção, realize todas as manutenções regulares recomendadas, incluindo trocas de óleo, ajustes de corrente e suspensão e fique atento ao desgaste da pastilha de freio e dos pneus.

5 - Pilote apenas quando estiver sóbrio

Pilotar uma moto depois de beber é uma das piores combinações possíveis. Você pode causar danos a si mesmo e aos outros. 

 

Além disso, outras condições como sonolência e fadiga podem diminuir seu tempo de reação, portanto, certifique-se de estar bem descansado ao pegar a estrada.

6 - CUIDADO COM A ESTRADA

Como motociclista, você precisa estar atento à estrada que está percorrendo. Sempre fique atento com as coisas que estão a sua frente, como semáforos, buracos e outros possíveis obstáculos.

 

Pilotar uma moto com segurança requer que você antecipe qualquer problema que possa existir durante o seu passeio.