Para os apaixonados por moto, com certeza as palavras Moto GP não são lá tão desconhecidas! Na verdade, muitos dos amantes de motocicletas, adoram acompanhar esse evento e são fãs 

E você sabe do que estamos falando? 

MotoGP ou Moto Grand Prix é uma palavra francesa que significa Grande Prêmio. É uma prova de equipe, embora pareça notório que se trata de um piloto a conduzir uma motocicleta.

É a competição de automobilismo mais antiga do mundo. As principais categorias de motovelocidade do mundo possuem uma história de mais de 70 anos.

História da Moto GP

A nova categoria de motocicletas criada para o FIM Road Racing World Championship Grand Prix, foi organizada pela primeira vez pela Fédération Internationale de Motocyclisme em 1949, com o título do britânico Leslie Graham.

Marcada também na história da Moto GP está o italiano Giacomo Agostini sendo o maior campeão da história do evento, com 8 títulos. 

Entre 1966 e 1972, ele ganhou o campeonato para MV Agusta sete vezes. Seu oitavo campeonato foi conquistado com a Yamaha Racing em 1975.

De meados dos anos 1970 a 2002, independentemente de o motor ser dois ou quatro tempos, esta categoria permitia uma cilindrada de 500cc.

Desde 2019, há uma categoria chamada de Moto E, para motocicletas elétricas criada no mundial.

Atualmente, as motos da Grand Prix podem ter até 1.000 cilindradas e são capazes de atingir até 361 km/h.

Regras básicas do evento

A linha de partida da competição de MotoGP consiste em três colunas. Tal como acontece com as principais categorias de esportes automobilísticos, a posição de largada é determinada pelo número mais rápido de voltas no treino de qualificação.

O jogo prossegue do início à bandeira final, sem paradas nas boxes para troca de pneus e reabastecimento.

A pista possui curvas com diferentes circunferências e uma linha reta, que não só testa o controle de velocidade em linha reta, mas também testa as habilidades de controle de frenagem do piloto.

Aquele que cruzar a linha de chegada primeiro após completar um número predeterminado de voltas na pista é declarado o vencedor da corrida.

Ao final da temporada, o piloto com mais pontos no ano da corrida será declarado como campeão.

Da mesma forma, a equipe que acumular mais pontos durante todo o ano de competição será declarada campeã por equipes.

Novidades deste ano

Este ano já ocorreram boa parte dos eventos da Moto GP, mas nos próximos dias ainda teremos mais duas temporadas, uma em Portugal, e outra na Espanha. 

Entre os participantes, a Honda oficial e outras equipas revelaram a sua nova moto juntamente com o hexacampeão de MotoGP Mark Marquez e com Pol Espargaró, que farão a sua estreia na equipe.

Além desse e de outros, o time oficial da Yamaha será liderado por Maverick Viñales e Fabio Quartararo. Desde o retorno da Ducati em 2013, Valentino Rossi não está na dupla principal do fabricante pela primeira vez.

Gostou de saber mais sobre a Moto GP? Aproveite que o próximo evento será no dia 07/11, no Autódromo Internacional do Algarve.